Zooparque registra nascimento de filhotes de mico-leão-dourado
A família de mico-leão-dourado já pode ser vista no recinto dos primatas
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Divulgação / Zooparque
Da Redação
O Zooparque Itatiba registrou, no último dia 10, o nascimento de dois filhotes de mico-leão-dourado. Os gêmeos nasceram no início da manhã, depois de uma gestação que durou cerca de 130 dias, e ainda não foi possível identificar o sexo dos recém-nascidos.
Referência em conservação de espécies ameaçadas, a equipe técnica do Zooparque acompanhou de perto esta gestação. Todas as notícias eram reportadas à equipe veterinária, que acompanhou passo a passo até o nascimento.
Extinção
O mico-leão-dourado é um símbolo brasileiro, existindo apenas no Brasil. Com a perda de seu habitat, as populações estão cada vez mais isoladas, o que dificulta a reprodução e faz com que o número de animais diminua. Isso faz com que mico-leão-dourado seja considerado como ameaçado em nível nacional, de acordo com a Lista de Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção e em nível mundial, pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Cooperação técnica
Atualmente, o ICMBio e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil firmaram um acordo de cooperação técnica que visa a proteção de espécies ameaçadas. Para início, o foco desse projeto está em torno de 25 espécies, sendo uma delas o mico-leão-dourado.