Zé Carlos vai renunciar à Presidência da Câmara de Campinas
Arquivo/ Divulgação
O presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Zé Carlos (PSB), vai renunciar à presidência no próximo dia 31. A data marca o retorno dele ao legislativo após o afastamento solicitado há cerca de um mês. A informação foi confirmada em entrevista à CBN Campinas concedida pelo advogado de defesa de Zé Carlos, Ralph Tórtima Filho. “É uma posição pessoal dele, ele entende que frente aos colegas ele os deixará mais a vontade para que possam realizar toda e qualquer investigação, e ninguém poderá alegar que houve alguma interferência ou intervenção dele relativamente a esses trabalhos, então ele quer que a CPI tenha total independência e não se alegue amanhã que o presidente tentou dificultar algum trabalho”.
O advogado deixa claro que a renúncia será exclusivamente do cargo de presidente, e não do mandato de vereador. “A renúncia seria só em relação à presidência e com essa renúncia o vereador José Carlos retoma seu mandato e reassume a sua função exclusivamente na condição de vereador.” Com o afastamento dele, a vereadora Debora Palermo (PSC) seguirá à frente do Legislativo Municipal.
Zé Carlos pediu afastamento depois da divulgação dos áudios recebidos pelo Ministério Público e que embasam as denúncias de corrupção passiva contra ele. De acordo com as investigações, o presidente do legislativo teria pedido propina para a renovação de contrato de uma empresa tercerizada com a Câmara.
Uma CEE (Comissão Especial de Estudos) foi instalada na Câmara para apurar todos os contratos envolvendo as empresas terceirizadas e uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) também foi criada para apurar o suposto caso de propina por parte do vereador.
* com informações da Rádio CBN Campinas