Washington Bortolossi: ‘O trabalho de um vereador não se resume apenas aos dias de sessão, e sim, diariamente, junto à população’
Washington Bortolossi (Cidadania) está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Itatiba
Foto: Amanda Vedovello e Augusto César Schiosi
Da Redação
Neste sábado, dia 16, o Jornal de Itatiba traz, em sua edição, entrevista completa com o vereador Washington Bortolossi (Cidadania), como parte da série de entrevistas que está sendo realizada com o Legislativo itatibense.
Washington está em seu terceiro mandato como vereador, e avalia como um período de muita dedicação e trabalho. “O trabalho de um vereador não se resume apenas aos dias de sessão, e sim, diariamente, junto à população, visitando bairros, escolas e unidades de saúde que precisam e dependem de um olhar mais crítico de nós vereadores”, comenta o parlamentar.
Confira a entrevista nesta página.
JI: O senhor está em seu terceiro mandato como vereador. Como avalia esse período de trabalho?
Washington Bortolossi: Eu avalio como um período de muita dedicação e trabalho. Nos últimos anos, enquanto vereador, tenho mantido a mesma coerência, seja nas votações de projetos na Câmara ou nas cobranças e solicitações junto ao Executivo e autarquias. O trabalho de um vereador não se resume apenas aos dias de sessão, e sim, diariamente, junto à população, visitando bairros, escolas e unidades de saúde que precisam e dependem de um olhar mais crítico de nós vereadores.
JI: Na sua trajetória política, pertenceu a quais partidos? O que fez se identificar com a filosofia do Cidadania?
Washington Bortolossi: Minha primeira e única filiação foi em 2003, junto ao antigo PPS, partido que estou até hoje. Em 2019, o partido passou a se chamar Cidadania. Aconteceram mudanças não só no nome do partido, mas também em sua filosofia e ideologia. Sempre acreditei em lideranças como Cristovam Buarque, Arnaldo Jardim, dentre outras boas lideranças. Porém, com o passar dos anos e a polarização da política, o Cidadania tomou algumas decisões que, no meu modo de pensar, não foram as melhores, o que acarretou no enfraquecimento partidário e na baixa representatividade tanto no cenário nacional quanto no estadual.
JI: Alguns políticos tradicionais estão deixando seus partidos após a última eleição presidencial. O senhor pretende trocar de partido na próxima janela?
Washington Bortolossi: Tenho conversado com lideranças locais e estaduais para essa decisão. Tenho sim a intenção de deixar o Cidadania; e alguns partidos como o PSD e o PROGRESSISTAS, e também o REPUBLICANOS, me agradam mais e tenho maior identificação com estas opções.
JI: O senhor é membro da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Fale um pouco sobre isso
Washington Bortolossi: Faço parte da RAPS – Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade desde 2015. Esse grupo trabalha com ações e discussões sobre o desenvolvimento dos Municípios, Estado e Federação, sempre de maneira propositiva e apartidária. Participar da RAPS tem sido um grande aprendizado, pois ouvimos pessoas dos mais diversos setores da sociedade, cada um com sua opinião e experiência, o que enriquece a discussão para um ambiente melhor para vivermos.
JI: A classe política muitas vezes é criticada e desacreditada (em nível geral) pela opinião pública. Qual o papel que os integrantes do Legislativo podem exercer para o resgate dessa credibilidade?
Washington Bortolossi: As últimas eleições têm sido de muitas mudanças e não acredito que essa polarização política que vivemos seja o melhor caminho para uma nação democrática. A política local também sofre com isso! A falta de credibilidade nos políticos tem em seu principal tantas promessas não cumpridas e juramentos que nunca se tornam realidade. Prefiro dizer um “não” verdadeiro ao invés de um “sim” falso! Temos que ter responsabilidade com nossas cobranças, saber que tudo que fazemos reflete em nossa cidade. Procuro trabalhar para a real solução dos problemas, com diálogo e sempre procurando soluções. Na maioria das vezes no silêncio, sem pirotecnia nas redes sociais, com paciência e muita responsabilidade.
Penso que a melhor maneira de resgatar a credibilidade dos integrantes do legislativo é através da transparência com que nós, políticos, devemos atuar. Todas as nossas ações devem ser pautadas pela prioridade do interesse público e tem que ser divulgadas para a população.
JI: Cite até 3 projetos de sua autoria que foram aprovados e que são importantes para a cidade nessa sua trajetória como vereador?
Washington Bortolossi: Os projetos que considero mais relevantes no meu mandato são: 1) a implementação da obrigatoriedade do asfalto ecológico nas vias municipais, 2) a instituição do Imposto Ecológico, que concede um desconto em tributos municipais para quem estimula a preservação, proteção e recuperação de meio ambiente e 3) o projeto que implementou as hortas urbanas.
JI: Na sua opinião, qual a principal função de um vereador nos dias atuais?
Washington Bortolossi: Trabalhei da mesma forma em todos os meus mandatos. Penso que a principal função do vereador é trabalhar ouvindo a população, acompanhando as demandas, cobrando do executivo ou o responsável pela resolução daquele problema. Sou presidente da comissão de economia e finanças e junto a minha assessoria, acompanho diariamente a evolução financeira de arrecadação e despesas municipais. Todas as solicitações que me encaminham, seja da mais simples como uma demarcação de via, como as mais complexas como a pavimentação de uma estrada rural, são primeiramente averiguadas para depois serem transformadas em indicações ou requerimentos. O mesmo acontece com nossos projetos de lei. Acredito que seja isso que a população deseja. Mais ação, menos falatório.
JI: O senhor teve passagem como presidente do Itatiba EC, onde ainda atua fazendo parte da diretoria. Nos fale um pouco dessa experiência administrativa
Washington Bortolossi: Participo da diretoria do Itatiba Esporte Clube há muito tempo. Fui eleito conselheiro, e posteriormente eleito vice-presidente do clube por duas gestões. Em 2017, fui eleito presidente e reeleito em 2019. Recebi esta missão em um ano que o clube passava por várias dificuldades financeiras e estruturais. Foi um grande desafio que superei com uma diretoria comprometida e responsável. Nestes 4 anos de mandato recuperei o orgulho do associado de frequentar o clube. Várias reformas foram feitas e o caixa foi entregue com um excelente saldo. Ainda hoje colhemos frutos desse trabalho. Trabalhar para o clube me trouxe maior experiência administrativa e conhecimento de gestão responsável e trabalho em equipe.
JI: Por fim, quais são seus hobbies?
Washington Bortolossi: Tenho menos tempo para meus hobbies do que gostaria. Nos dias atuais procuro aproveitar o máximo de tempo com minha família, em especial com minha filha. Quando sobra um tempo gosto de fazer restaurações, mexer com terra, e estar em meio a natureza. Se puder ser acompanhado de boa música e churrasco, é ainda melhor!