Viracopos realiza simulado de emergência com aeronave no pátio
Foto: Maurício Simionato
A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizou ontem (26/11) o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA). O treinamento simulou uma explosão durante o abastecimento de uma aeronave na área dos bombeiros do aeroporto. O exercício não afetou as operações do aeródromo e foram instalados cartazes pelo aeroporto para avisar os passageiros sobre o Simulado.
O simulado teve o objetivo de avaliar as ações do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA), validando os procedimentos previstos no Plano de Emergência, realizar a integração e familiarização dos recursos internos e externos do SREA e, especialmente, mapear as oportunidades de melhoria, para assim aprimorar a ações de resposta à uma emergência.
O exercício contou com a participação dos recursos de resgate e salvamento do aeroporto e externos, como o SAMU, Defesa Civil, Guarda Municipal, SETEC, EMDEC, Polícia Militar, Polícia Civil, e Polícia Federal, EMDEC, entre outros órgãos públicos. O planejamento para o ESEA 2024 foi iniciado há seis meses e teve a participação de pelo menos 300 pessoas.
A operação também permitiu testar equipamentos de última geração e protocolos internacionais, assegurando a prontidão para cenários de alta complexidade de emergência.