Vinhedo e mais seis cidades inauguram Casa Abrigo de proteção à mulher
Consórcio também criou residência inclusiva para pessoas com deficiência
Foto: PMV
O Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais (CIMPS) inaugurou no último dia 29, em cerimônia em Itupeva, os dois primeiros serviços regionalizados que vão atender sete municípios, incluindo Vinhedo: a Residência Inclusiva para pessoas com deficiência e a Casa Abrigo para proteção à mulheres vítimas de violência.
O CIMPS é um consórcio de municípios que tem o objetivo de agilizar, gerar praticidade e economia para serviços e ações sociais. Composto pelas cidades de Vinhedo, Louveira, Itupeva, Nazaré Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista e Bom Jesus dos Perdões, conta com o apoio do Governo do Estado de SP.
Com a Casa Abrigo, Vinhedo poderá encaminhar mulheres vítimas de violência para acolhimento, segurança, proteção física, emocional e social das mulheres e seus dependentes. As residências são protegidas e contam com equipe técnica capacitada para auxiliar essas mulheres no processo de reorganização da vida pessoal e resgate da autoestima, além de promover os direitos humanos das mulheres.
Sob responsabilidade do Instituto Pela Saúde IPES, vai atender as demandas dos municípios de Vinhedo, Bom Jesus dos Perdões, Itupeva, Jarinu e Louveira.
Já a Residência Inclusiva tem o objetivo de fortalecer e possibilitar interações entre os residentes e a comunidade a partir de residências adaptadas, com estrutura física adequada e equipe especializada, prestará atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas das pessoas com deficiência.
Ficará sob responsabilidade da Apae de Itupeva e vai atender as demandas dos municípios de Vinhedo, Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Nazaré Paulista.