Veterinária recomenda que cães saiam para passear com coleiras contra leishmaniose
Daniela deu outras dicas para os donos não se preocuparem com a hora do passeio
Da Redação
As caminhadas com os cães trazem muitos benefícios para os animais e também para os donos, pois gera gasto energético, ajuda a aliviar o stress, auxilia na manutenção do peso, além de promover a socialização com outros animais e pessoas. Apesar das vantagens, é necessário tomar alguns cuidados antes de andar com os cães na rua ou em parques.
Segundo a médica veterinária Daniela Giaretta Faccina, em entrevista ao JORNAL DE ITATIBA – Diário, com o clima seco, é importante fazer caminhadas pela manhã ou no começo da noite com os animais, pois assim evita queimaduras nas patas, entre outros problemas. “Também é muito importante a hidratação do animal, por isso recomendo levar uma garrafinha de água para fornecer durante o passeio”.
Outra recomendação da especialista é esperar em torno de 40 minutos a uma hora após a alimentação para fazer o passeio. “Isso pode evitar alguns problemas como uma torção gástrica em um animal de grande porte, enjoos, vômitos ou até mesmo complicações na digestão do animal”.
Os cães também devem estar com a vacinação e a vermifugação em dia, sendo de extrema importância o uso de coleiras contra leishmaniose e de produtos contra pulgas e carrapatos.
Hora de passear
O tempo de duração da caminhada varia de animal para animal, dependendo do porte e da necessidade. “Para alguns cães, uma caminhada de aproximadamente 30 minutos ao dia é o suficiente, já para outros, maiores, mais estressados, o ideal seria duas caminhadas ao dia. É importante respeitar sempre o limite do animal, começando com caminhadas curtas e aos poucos ir aumentando o tempo”.
Além dessas recomendações, a veterinária destaca que os donos devem sempre andar com eles em coleiras e guias, nunca deixar o animal solto, para evitar acidentes e brigas. “Recomendo também que o dono do animal nunca esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes, e que não esqueça do protetor solar, principalmente para animais de pele e pelagem clara (no mercado pet existem marcas específicas para cada tipo de cachorro) ”.