Vereadores homenageiam Quilombo Brotas
O evento foi realizado na última sexta-feira, em comemoração ao 29 de abril, data em que os escravos de Itatiba se libertaram, em 1888
Foto: André Roberto Braga
O Plenário Vereador Abílio Monte foi palco para a solenidade de comemoração ao 29 de abril, data em que os escravos de Itatiba se libertaram, em 1888. Na ocasião, foi feita homenagem ao Quilombo Brotas. O evento foi realizado na última sexta-feira, 29.
Compareceram os vereadores Júnior Cecon, Galo Herculano, Juninho Parodi, Luciana Bernardo, Dr. Ulisses, Willian Soares e o presidente Ailton Fumachi. Também estiveram presentes os secretários municipais Diego Freitas (Negócios Jurídicos), Antonio Carvalho (Governo) e Luis Soares de Camargo (Cultura e Turismo), além do prefeito Thomás Capeletto. Vera Gamito, presidente do Quilombo Brotas, recebeu a homenagem em nome da entidade.
Luis de Camargo, que também é historiador, revelou a importância de resgatar o protagonismo negro para a data de 29 de abril, já que os relatos da época, como reportagens, foram produzidos por brancos. “A luta começou desde os primeiros escravos que chegaram, em 1786. A partir de 1850 vieram muitos outros para trabalhar na lavoura cafeeira”, lembrou, ressaltando a importância de Amélio Carneiro da Silva Braga, abolicionista reconhecido da cidade. “Os vereadores e fazendeiros tiveram importância, mas o quadro não se completa enquanto a gente não der protagonismo aos nossos pretos. Foram eles que lutaram e resistiram por sua liberdade, culminando com a comemoração, em 28 e 29 de abril, de cerca de metade da cidade em plena Praça da Bandeira”, declarou.
A presidente do Quilombo, Vera, que é bisneta de Amélia Gomes de Lima Barbosa, matriarca do Quilombo, declarou estar muito feliz pelo reconhecimento, agradecendo em nome da irmandade a todas autoridades e coletivos presentes. “Nossa família chegou no quilombo há mais de 134 anos, se libertando e ajudando a libertar outros irmãos”, disse. “Infelizmente, nem todas comunidades do país recebem esse reconhecimento de luta que vem dos nossos ancestrais. Ainda há muito para se conquistar, pois o Quilombo Broas resiste e persiste”, declarou.
Encerramento
A Semana do 29 de abril foi encerrada no último sábado, 30, com encontro no monumento do Pito Aceso, em frente ao Mercado Municipal. A escultura, construída pelo arquiteto Cid Camargo, ganhou pintura nova. Compareceram os vereadores Júnior Cecon, Galo Herculano e Luciana Bernardo; o secretário Luis de Camargo, Luis Soares de Camargo; e membros dos movimentos negros. A escola de samba Águia Dourada animou o evento.