Vereador Vinicius da Costa afirma ser alvo de linchamento público com motivação política

Foto: Comunicação / CMI
O vereador Vinicius da Costa (PT) divulgou nesta quarta-feira (24) uma nota à imprensa em que rebate acusações e afirma estar sendo alvo de um “linchamento público” motivado por interesses políticos. Segundo ele, os fatos relacionados ao caso não estão sendo apresentados com a devida transparência.
“Estou muito surpreso com o que está acontecendo e a forma como o assunto está sendo tratado, porque os contornos deixam claro que se busca um linchamento público da minha imagem, num processo com motivação política. Não foram trazidos à tona, com transparência e verdade, todos os fatos e questões que envolvem as acusações”, declarou o parlamentar.
A polêmica gira em torno da atuação de uma servidora de seu gabinete. De acordo com Vinicius, a funcionária exerceu suas funções normalmente em regime remoto, atendendo à população por WhatsApp, gerenciando redes sociais, elaborando proposituras e respondendo às demandas do mandato.
Para o vereador, a realização de tarefas fora do ambiente físico da Câmara é uma realidade consolidada em diversas áreas e intensificada com a pandemia de Covid-19. “Nos últimos anos, a maioria das ocupações passaram por mudanças profundas no desempenho de suas atividades de trabalho, principalmente devido aos avanços tecnológicos”, afirmou. “E com a Câmara Municipal de Itatiba não foi diferente.”
Segundo ele, uma parte significativa das atribuições dos assessores parlamentares é realizada remotamente, como o acompanhamento de agendas externas e reuniões com a população ou entidades, sem prejuízo do desempenho das funções.
“Isso é facilmente verificável no acompanhamento da agenda de qualquer vereador da cidade que tenha a presença de assessores do mandato. Não é razoável imaginar que essas e outras atividades remotas sejam feitas sem a devida remuneração correspondente ao servidor, o que configuraria violação à Constituição Federal”, justificou.
O parlamentar também afirma que seguiu os procedimentos comuns da Casa Legislativa e contesta a ideia de que a situação represente um caso isolado. “Não é crível que nunca tenha havido outras situações de redução da remuneração, o que derruba a pecha de 'caso inédito' que está sendo atribuída à situação.”
Por fim, Vinicius se colocou à disposição para debater as condições de trabalho dos servidores e reafirmou seu compromisso com a população itatibense. “Estou comprometido com o objetivo de representar a população na Câmara Municipal, junto aos demais vereadores e vereadoras, para o desenvolvimento de um trabalho que transforme a vida dos moradores da cidade.”