Vazamento de tema da redação do Provão Paulista pode ter acontecido em Campinas
Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
A Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo investiga o possível vazamento do tema da redação do Provão Paulista voltado para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública.
O tema “Desafios do combate à fome” já circulava entre usuários do TikTok na noite de quarta-feira, um dia antes, portanto, de quando ela seria aplicada para todos os participantes.
Em nota, a Seduc afirmou que “recebeu informações de possível vazamento do tema da redação em três escolas localizadas na zona leste de São Paulo, em Campinas e São Carlos”.
Por causa disso, a Secretaria vai instituir uma comissão, com publicação em Diário Oficial na semana que vem, para apurar o ocorrido no primeiro dia de realização do Provão Paulista, em 29 de novembro.
Segundo uma usuária da rede social, houve um erro na aplicação do exame na escola dela, e a prova que deveria ser aplicada somente nesta quinta chegou às mãos de alunos um dia antes.
A responsável pela aplicação do Provão é a Fundação Vunesp, que também é responsável por outros vestibulares, como o que dá acesso à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
A Vunesp afirmou que as informações sobre a aplicação do Provão Paulista serão respondidas pela Secretaria Estadual da Educação.
* com informações da Rádio CBN Campinas