Valorização à Vida’ é tema de roda de conversa em Morungaba
"Valorização à Vida" foi o tema do diálogo dirigido pela coordenadora do CAPS, a psicóloga Patrícia Rosseti
Foto: Divulgação/PMM
Da Redação
Dentro das ações da campanha do “Setembro Amarelo”, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba - por meio do Departamento de Saúde e do Departamento de Ação e Inclusão Social - promoveu uma roda de conversa entre as 17 famílias participantes do “Auxílio Alimento”, na última quarta-feira, dia 14.
“Valorização à Vida” foi o tema do diálogo dirigido pela coordenadora do CAPS, a psicóloga Patrícia Rosseti. A psicóloga explica que a equipe do CAPS tem feito um trabalho não só durante o mês de setembro, mas também ao longo de todo o ano, por meio de uma programação de atividades e atendimentos voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida; porém o “Setembro Amarelo” é o mês que vem para relembrar sobre a prevenção ao suicídio.
“Falar sobre prevenção ao suicídio é falar de condições adequadas de vida. Valorizar a vida é valorizar os direitos das pessoas e seus direitos básicos de acesso à saúde, à educação, à moradia, ao trabalho. É falar também de cuidados. Cuidado com o próprio corpo, com a mente, com as emoções e com as relações. E, dentro da necessidade de cada um, poder contar com os serviços públicos voltados à Saúde Mental no município. É importante as pessoas saberem que há com quem contar, quando precisarem buscar auxílio. Casos leves, por exemplo, a própria Atenção Básica nas unidades de saúde também está apta a atender. E a equipe do CAPS também está sempre à disposição”, explicou a psicóloga.
O Centro de Apoio Psicossocial “Durvalina Martins Pellisson” presta gratuitamente à população atendimentos individuais, acolhimentos e outras ações de saúde mental realizadas por uma equipe que conta com psicólogos, psiquiatra e assistente social. O CAPS fica na Rua Atílio Martins, s/nº, no Brumado.