Valinhos vai restringir circulação de veículos pesados em vias da cidade; penalidades estão previstas
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas
Em Valinhos, uma medida que irá regulamentar o fluxo de caminhões na cidade entrará em vigor em um período de 90 dias, a partir da data de publicação, no último dia 5.
Além de regras para a circulação e horários, estão previstas penalidades para veículos de carga que danificarem as vias, instalações e equipamentos por conta do tamanho ou peso.
De acordo com Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, durante o período de implementação, o trabalho será de orientação aos motoristas.
A regulamentação é válida para diversos tipos de veículos de carga, como caminhões, caminhões-trator, carretas, veículos articulados, reboques e semirreboques.
Entre as mudanças, a operação de carga e descarga para veículo de carga leve na área de restrição, será de segunda a sexta, das 18h às 10h e aos sábados e domingos, até 9h.
Já restrição de tráfego para veículo de carga pesada e biarticulado ficará das 7h às 9h e das 16h às 19h, todos os dias. O decreto ainda pontua que o horário de restrição de tráfego não se aplica à circulação de caminhões que se encontrem exclusivamente no trajeto de entrada ou saída do local de guarda.
O secretário de Mobilidade Urbana de Valinhos, Crislânio Lopes da Silva, explica que o objetivo é oferecer mais segurança aos motoristas e pedestres, além de melhorar o trânsito em áreas movimentadas.
A medida dividiu opiniões entre os moradores. O aposentado Antônio Filho concordou com a mudança.
Já o Osmar Alves, que trabalha com frete, discordou e disse que a categoria enfrenta problemas com carga e descarga em pontos do município.
Os motoristas podem solicitar a permissão para o tráfego de caminhões em áreas restritas e também consultar as vias que serão afetadas por este decreto no site valinhos.sp.gov.br
* com informações da Rádio CBN Campinas