Valinhos une parceiros para a continuidade dos estudos de criação de um Hub de Inovação e Tecnologia regional
O presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello, fez questão de ressaltar que, em Valinhos, os empresários estão com esse olhar e com força para impulsionar a cidade na área de tecnologia e desenvolvimento
Foto: Divulgação
Uma das metas do plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara é a implantação de um Centro de Tecnologia na cidade, que permita a vinda de todo o ecossistema de inovação, com geração de emprego e renda, e ainda possibilite aumentar os investimentos na cidade, sobretudo para as políticas públicas sociais. E, neste caminho, é que a Prefeitura de Valinhos, com a presença do vice-prefeito, Major Rocco, representando a prefeita Capitã Lucimara, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins, e de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif Araújo, em parceria com a AEVAL - Associação dos Empresários de Valinhos, por meio do presidente Rafael Di Falco Cossiello, deram mais um passo, ao se reunir na última quarta-feira (14) com representantes da Prefeitura de Campinas, da pró-reitora da PUCCAMP, da Agência Inova - Unicamp, associações e investidores , com o objetivo de unir forças para discutirem ações para a implantação de um hub de tecnologia e inovação regional.
A reunião inicial foi realizada no Campus Agibank, nova sede do Banco Digital, localizada no distrito industrial da Bresco em Campinas. O presidente da fintech AGI, Marciano Testa, foi o anfitrião do evento.
"Mais do que uma meta, é um trabalho em andamento, pela importância que a implantação de um Hub de Tecnologia tem para a cidade de Valinhos, com resultados importantes e práticos para a economia da cidade, para a geração de emprego a milhares de trabalhadores e, ainda, a conexão de Valinhos com o futuro, colocando a cidade na rota regional de tecnologia e inovação", comentou a prefeita Capitã Lucimara.
O objetivo da visita foi conhecer o campus do AGI e compartilhar experiências realizadas com a criação do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, que é o maior Hub de Tecnologia do Rio Grande do Sul, com 25 mil metros quadrados com mais de 250 startups trabalhando a inovação e criação de disrupções tecnológicas, junto as maiores empresas do estado, além do case do próprio Agibank, que mudou a sede de Porto Alegre para Campinas, por considerar não só a cidade, mas a região metropolitana, como uma referência em inovação e negócios, o que reforça o propósito em replicar esta iniciativa em Valinhos.
"Já temos trabalhado, desde o início do ano, nesta missão que nos foi dada pela prefeita Capitã Lucimara para implantar um Centro de Tecnologia na cidade. A AEVAL é uma grande parceira neste processo, e tem nos proporcionado importantes conexões, com as visitas que fizemos ao Instituto Caldeira em Porto Alegre, ao InovaBRa do Bradesco em São Paulo e agora na Sede do AGIBank, assim como outras instituições que tem nos auxiliado neste trabalho, como é o caso da agência INOVA, da Unicamp, entre outros parceiros que tem este olhar para o desenvolvimento sustentável e tecnológico, visando a construção de uma nova Valinhos, conectada ao ecossistema de inovação que certamente transformará para melhor a vida da população Valinhense", afirmou o secretário Fábio Zacharias, de Desenvolvimento Econômico.
Estiveram presentes também no encontro também o presidente da AEVAL Rafael Di Falco Cossiello, o coordenador Fernando A. Forgerini, vereador André Amaral, o empresário Fernando A. Marchiori e Agusto Heleno, a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas – Adriana Flosi, Sub-secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Campinas, Prof. Newton Frateschi, pró Reitora de Pesquisa da PUCCAMP – Profa. Alessandra Borin, coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia da PUCCAMP – Diana, Vice-presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Eduardo Azarite, e startups.
“Valinhos está dentro deste movimento. Fiquei maravilhado em conhecer o campus do AGI em Campinas, venham para Valinhos, espero que nossa cidade caminhe com desenvolvimento sustentável e tecnológico”, comentou o vice-prefeito, Major Rocco.
O presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello, fez questão de ressaltar que, em Valinhos, os empresários estão com esse olhar e com força para impulsionar a cidade na área de tecnologia e desenvolvimento. “Importante dessa reunião é que as ideias vão tomando corpo e com envolvimento de gerar oportunidades de emprego para a nova economia. A tecnologia é um movimento sem volta”.