Valinhos registra 15 novos casos de covid-19; total chega a 174
Os números revelam, segundo os técnicos da Saúde, que a cidade mantém uma curva que identifica forte tendência de avanço da doença nas últimas semanas
A Secretaria da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) mais 15 casos de covid-19 em Valinhos. Com isso, chega a 174 o total de registros positivos. A cidade possui ainda 10 mortes confirmadas pela doença.
Os números revelam, segundo os técnicos da Saúde, que a cidade mantém uma curva que identifica forte tendência de avanço da doença nas últimas semanas.
Do total de 174 casos já confirmados, 104 são de moradores de Valinhos e 70 informaram que residem em outros municípios. A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes e imóveis de veraneio (chácaras para finais de semana).
Dos 10 casos confirmados em munícipes nesta sexta-feira, dois são do Jurema, dois do Jardim América e dois do Lenheiro. Pinheiros, que é o bairro com maior número de registros (11), São Bento, Alto da Colina e Jardim do Lago tiveram um caso cada.
Entre os não munícipes, quatro são de Campinas e um de Itatiba.
Os casos suspeitos de coronavírus agora são 145 no Município nesta sexta-feira. O número de mortes suspeitas caiu de quatro para duas. Todos esses casos suspeitos aguardam resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.
Internações
Valinhos tem neste momento 33 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) de coronavírus, sendo 18 em UTIs (10 na Santa Casa e 8 no Hospital Galileo) e outros 15 em enfermarias (11 na Santa Casa e 4 no Galileo).
A taxa de ocupação das UTIs caiu e chegou a 50%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal de Saúde. Dos 36 leitos disponíveis, 18 estãpo ocupados.
Nesta semana, o hospital Galileo informou que aumentou a oferta de leitos desse tipo de 10 para 20. Na Santa Casa são 16. No total, o município tinha 26 e agora possui 36 leitos de UTI para pacientes com covid-19.
Alteração
A Secretaria de Saúde de Campinas informou na última terça-feira (26) à Secretaria da Saúde de Valinhos que o homem de 69 anos que havia morrido no dia 5 de abril na Santa Casa não era morador de Valinhos. Ele tinha sido internado com o endereço de um familiar, mas residia na cidade vizinha. Dessa forma, o registro será alterado para óbito de não munícipe em Valinhos.
Valinhos tem então dez óbitos por covid-19 confirmados, sendo 4 de moradores e 6 de não moradores.
Fique em casa
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.