Valinhos inaugura Centro de Operações e Inteligência (COI) e lança projeto piloto de integração em comunicação entre 34 municípios paulistas
Secretário estadual de Segurança Pública esteve presente, além de autoridades de toda a região
Foto: Pref. Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, inaugurou nesta quinta-feira (12) o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM), que possibilitará a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
A prefeita Capitã Lucimara, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o secretário de Governo, Crislanio Lopes, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Valinhos, Thiago Samasso, o presidente nacional da Associação Brasileira das Guardas Civis Municipais, Carlos Alexandre Braga, o delegado da Polícia Federal, Dr. Martinelli de Campos Matos, o chefe da Terceira Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, João Luiz Cardoso, o comandante interino do 35º BPM/I, representando o coronel da PM Rodrigo Eval Arena, comandante do CPI-2, o Major da PM Arnaldo Henck Kaffer, o diretor da Deinter II de Campinas, Dr. Fernando Manoel Bardi e o deputado estadual de São Paulo, Major Mecca estiveram presentes, além de demais autoridades de Valinhos e região.
A prefeita Capitã Lucimara lembrou que as câmeras monitoram entradas e saídas da cidade, mas chegarão a outros pontos. “Através dessas câmeras é possível também monitorar proprietários procurados pela Justiça ou envolvidos em crimes. Valinhos foi um dos primeiros municípios do país a assinar um convênio para a implantação do Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil. De forma digital, a corporação acessa bancos de dados de todo Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade, graças ao convênio que firmamos em 2021 com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Hoje Valinhos consegue fazer integração com as instituições municipais, estaduais e federais”, explicou. “Investimos R$ 12 milhões neste sistema e triplicamos o investimento em segurança em Valinhos. Mas o que estamos inaugurando aqui hoje vale muito mais, significa bem mais que as cifras. Representa muito mais que um aparato tecnológico moderno fundamental para o combate a criminalidade. É da segurança da nossa população que estamos falando”, completou.
Junto à inauguração do COI, Valinhos iniciou um projeto piloto de integração em comunicação via rádio entre as 34 Guardas Civis Municipais que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), visando comunicação direta em situações de emergência. Desse modo, as centrais de inteligências e centros de comunicação poderão ser acionadas em tempo real para apoios de urgência. O secretário Osmir Cruz fez a entrega do primeiro equipamento ao secretário Sandro Bezerra Lima, da Secretaria de Defesa do Município de Indaiatuba, que representou os demais municípios que aderiram ao projeto. “São Paulo é o estado que possui os municípios mais envolvidos em segurança pública e eu diria que aqui na região metropolitana temos as guardas mais relevantes, gestores compromissados, de fato, com a redução de índices criminais, que podem servir de modelo de integração e força para as demais polícias no combate à criminalidade. Por isso, entendemos que a atuação dos municípios na segurança pública, por meio de suas guardas municipais integradas as outras policias locais, é o que fará a diferença. É integrar para somar, integrar para contribuir e integrar para fazer a diferença na vida do cidadão valinhense”, disse o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, elogiou a iniciativa da Prefeitura e anunciou que o Estado está estruturando uma coordenadoria que integrará as guardas municipais dos municípios. “Eu sempre fui um dos grandes defensores da integração e este evento é muito simbólico, era inimaginável isso acontecer há 30 anos. Nós temos um objetivo único, proteger as pessoas e combater o crime e o que importa é que o Estado se faça presente nisso. A integração vai ser um marco na nossa gestão”, comentou.
Além das autoridades que compuseram a mesa, estivem presentes também prefeitos da região, vereadores de Valinhos e de outras cidades, representantes da sociedade civil, oficiais da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, entre outras personalidades.
Centro de Operações e Inteligência
Equipado com tecnologia moderna e os dispositivos mais avançados de segurança pública, o COI possibilitará a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Também subsidiará outros órgãos como a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil com informações estratégicas obtidas a partir das imagens de monitoramento de câmeras em vários pontos da cidade.
O serviço de inteligência começou a ser implantado gradativamente desde o início da atual administração com a colocação de câmeras. Hoje Valinhos já conta com 16 câmeras nas entradas e saídas da cidade. Os pontos foram escolhidos estrategicamente para a identificação e recuperação de veículos furtados ou roubados. A previsão é chegar a 23 locais ainda neste semestre, consolidando a “muralha digital” em todo o território valinhense.
Além disso, a partir da inauguração do COI, Valinhos já passa a contar com os benefícios da primeira fase do Projeto “Câmera Amiga”. Por meio dele, é possível fazer a integração de câmeras particulares (portarias de condomínios, supermercados, bairros, shoppings) ao sistema inteligente de monitoramento. Na segunda fase desse projeto, está prevista a interligação de câmeras particulares e a contratação de câmeras em vias municipais.
O serviço de inteligência de Valinhos, além de possibilitar o trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil, também permite embasar inquéritos através das imagens capturadas e fornecidas à Polícia Civil, servindo como provas para o desfecho das investigações.
Para a execução dos trabalhos com todo esse aparato e novas tecnologias para combater a criminalidade, o COI contará com um telão composto por nove monitores de 55 polegadas de alta definição, proporcionando mais percepção do andamento das ocorrências aos guardas municipais que estarão na central de monitoramento em contato direto com as viaturas.
Através dessas câmeras que já operam em Valinhos é possível também monitorar proprietários procurados pela Justiça ou envolvidos em crimes. A cidade já está inserida no Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil. De forma digital, a corporação acessa bancos de dados de todo o Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade, graças ao convênio firmado em 2021 com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.