Valinhos ganha reforço na segurança com mais 15 GCM's
1ª turma da Academia de Formação, criada neste ano pela Prefeitura, recebeu os certificados
Foto: Pref. Valinhos
A Prefeitura de Valinhos promoveu a formatura da primeira turma da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP) da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta sexta-feira (15), no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniram Barbosa. Dos 22 aspirantes que se tornaram guardas civis, 15 são de Valinhos, seis de Vinhedo e um de Itatiba.
A entrega dos certificados foi feita pela prefeita anfitriã da solenidade, Capitã Lucimara de Godoy, pelo prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e pelo secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, Luís Antônio Henrique Pereira, representando o prefeito Thomás Antônio Capeletto de Oliveira.
Capitã Lucimara lembrou da caminhada dos novos recrutas. “Há sete meses, na aula inaugural, eu vi muitos olhos brilhantes, ansiosos e cheios de expectativas pela nova profissão. Depois de mais de mil horas de treinamento, eu ainda vejo o mesmo brilho no olhar. Eu confio em vocês a minha vida e a da terceira cidade mais segura do país. Confio em vocês os mais de 126 mil habitantes de Valinhos”, declarou.
A prefeita recordou ainda que, além da formação prática e teórica, a cidade hoje oferece infraestrutura na área de segurança, elencando a Muralha Digital, o Programa Olho Vivo e as novas viaturas da corporação.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, acrescentou que hoje Valinhos é referência em segurança pública. "A formação é uma conquista, em que os instrutores se comprometeram em transmitir dedicação, ética e responsabilidade na atuação junto à sociedade”, discursou o secretário.
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, destacou a formação conjunta das cidades. “Estou muito feliz de estar aqui neste dia. Tenho certeza que a população terá mais qualidade de vida e mais segurança”, afirmou, lembrando que a cidade ganha mais três mulheres na corporação.
Já o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, Luís Antônio Henrique Pereira, acompanhou o treinamento do único aspirante em formação de sua cidade. “Foi um preparo muito bem realizado pela parceria entre as três cidades. A formação foi positiva, pois teve a parte teórica e prática e hoje Valinhos é uma referência em segurança”, explicou.
Entre as formandas de Valinhos está Cláudia Turra de Andrade, a guarda-civil Turra que, após a formação, garantiu que se sente preparada para as ruas da cidade. “Fiquei surpresa positivamente com os cuidados com a nossa formação, principalmente com a parte humana. Tivemos inclusive aulas de psicologia e com trabalho do emocional”, elogiou ela.
Estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; secretários, o vice-presidente da Câmara de Valinhos, vereador Thiago Samasso, e os vereadores Simone Bellini, Marcelo Yoshida e Alexandre Japa. Também compareceram o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Osmir Cruz, e o vice-presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Paulinho Pereira, e os vereadores Mazinho, que também é GCM, e Tiago de Paula.
Compareceram ainda o tenente do Corpo de Bombeiros, Bruno Sanches, os delegados de Polícia João Neves e Luiz Antônio Nista, representantes da Polícia Militar (PM) e as corporações de Santa Bárbara d'Oeste, Itupeva e Santo Antônio das Posses, além das de Itatiba, Vinhedo e Valinhos.
Formatura
O evento contou com a entrada dos formandos, seguidos das guardas bandeiras. Durante a cerimônia, os recrutas fizeram o juramento de dedicação e honra às corporações e às cidades que servirão.
Teve ainda a entrega dos brevês, que confirmam a conclusão do curso, pelos padrinhos/madrinhas.
A formatura contou ainda com o discurso do orador Thiado Harrison Felício, e a entrega de certificados para os três melhores recrutas, um de cada cidade, que foram Wagner Fabiano Riva de Valinhos, Diego Henrique Sanavio por Vinhedo, e Pablo Caetano de Oliveira de Itatiba.
Ao final, a 1ª turma entregou um mimo à prefeita Capitã Lucimara e ao paraninfo, o instrutor da GCM de Valinhos, Valtencir Pelegrini. A comandante da GCM de Valinhos, Sandra Magalhães, recebeu também um certificado homenageando simbolicamente os 48 instrutores, já que foi uma das instrutoras do curso de formação dos guardas-civis.
O treinamento foi realizado durante 30 semanas (7 meses) treinamento de aproximadamente 1200 horas, entre aulas teóricas e práticas, com estágio. Durante o aprendizado foram repassados conhecimentos sobre Direitos e suas legislações, Primeiros socorros, Defesa Pessoal, Treinamento de tiros, estudos psicológicos entre outros
São eles os formandos da 1ª Turma da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP) da Guarda Civil Municipal (GCM):
Valinhos
Alex Vicente da Silva
Anderson Luiz da Cruz Junior
Cláudia Turra de Andrade
Cristiano Zago Damas
Elaine Bazan
Júlio César da Silva
Lilian Matsutani
Lucas Melo da Costa
Luís Eduardo Pedraza
Marcos Vinicius da Silva
Otávio César Pacanaro
Romeu Garcia Barros
Thiago de Queiroz Brás
Thiago Harrison Felício
Wagner Fabiano Riva
Vinhedo
Ademario Moreira de Souza
Ana Cristina Silva Souza
Diego Henrique Sanavio
Jéssica Pereira
Pedro Paulo Santos Junior
Willian de Carvalho
Itatiba
Pablo Caetano de Oliveira