Valinhos é destaque nacional em áreas sociais e recebe Selo Município Amigo da Família em Brasília
Certificação entregue à prefeita Capitã Lucimara é resultado dos investimentos na área social e políticas públicas; dos 5.568 municípios brasileiros, Valinhos está entre os 28 que receberam o prêmio nesta edição
Foto: Pref. Valinhos
Valinhos foi contemplada com o Selo Município Amigo da Família (SMAF) entregue nesta quinta-feira (7), no Dia Nacional da Família, à prefeita Capitã Lucimara durante cerimônia em Brasília. A certificação é concedida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por Valinhos promover o Programa Famílias Fortes para fortalecer vínculos, promover direitos e proteção social das famílias. Dos 5.568 municípios brasileiros, Valinhos está entre os 28 que receberam o prêmio nesta edição.
Acompanhada dos secretários da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, e da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, a prefeita comemorou a conquista. “Esse selo oficializa o reconhecimento do governo federal ao trabalho sério e comprometido com a população de Valinhos, mostrando que nossa cidade está no caminho certo no desenvolvimento das políticas públicas sociais em consonância com todas as outras ações do nosso governo nas demais áreas”, afirmou a Capitã Lucimara.
O Programa Famílias Fortes foi implantado em Valinhos em abril deste ano através de um trabalho árduo, em cumprimento de metas do plano de governo, e que contou com a participação do vereador André Amaral, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família. A frente parlamentar é ainda composta pelos vereadores Alexandre Japa (PRTB), vice-coordenador, Fábio Damasceno (Republicanos), Marcelo Yoshida (PT), Simone Bellini (Republicanos) e Thiago Samasso (PSD. “Receber o Selo Município Amigo da Família significa que estamos atentos às famílias. São as famílias que fazem a cidade ser o que é, com expectativas de um futuro melhor. Ressalto a importância da participação do legislativo através da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família neste processo”, complementou a prefeita. Ela enfatizou ainda que o plano de desenvolvimento de Valinhos é centrado no ser humano e nas suas necessidades.
A lista de municípios agraciados com a honraria foi publicada no mês passado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. À época, a secretária Nacional da Família, Angela Gandra, parabenizou os municípios aprovados. “Agradecemos aos municípios que vão se abrindo às políticas familiares. Seria impossível chegar ao coração de cada família brasileira se não fosse através deles. Dessa forma, além de prevenir comportamentos de riscos, vamos juntos projetando um sólido desenvolvimento econômico e social a partir da família”, declarou.
Para o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, pasta responsável pelo desenvolvimento do Programa Famílias Fortes na cidade, “o selo é um reconhecimento da adoção das políticas públicas familiares, de forma transversal e subsidiária”.
Famílias Fortes
O Programa Famílias Fortes é desenvolvido por atividades com vídeos, produção de materiais e rodas de conversa com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, além dos pais. São feitas sete sessões semanais ininterruptas e quatro mensais de acompanhamento. As atividades têm duração de duas horas e meia, em locais previamente definidos.
Na primeira parte os pais assistem videoaulas sobre o tema a ser trabalhado, enquanto os filhos participam de dinâmicas em grupo, com atividades que trabalham o dia a dia, futuro e sonhos. “A segunda hora é voltada para a aplicação na prática, visando resolução e comunicação de conflitos, com atividades para aumentar a coesão familiar e envolvimento positivo dos filhos na família”, acrescentou o secretário.
O trabalho é realizado com um articulador local, que faz o contato direto com a Secretaria Nacional da Família, do Ministério e supervisiona a execução do programa no município, três facilitadores para aplicar a metodologia com grupos de até 15 famílias, um apoio para os facilitadores e duas monitoras para ficar com as crianças menores de 10 anos. A equipe é composta por assistente social, pedagoga e psicóloga.
A metodologia inclui um manual de condução dos trabalhos e vídeo, que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. “Além do material, o facilitador acompanha as famílias com proximidade, auxiliando no desenvolvimento e na motivação delas, evitando a evasão ao projeto e promovendo a transformação e a melhoria do bem-estar e das relações familiares”, salienta o secretário.