Valinhos cria mecanismo para evitar escolha de vacinas contra a Covid-19
A medida tem como objetivo evitar a escolha de imunizantes pelo fabricante, já que todas as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado são aprovadas pela Anvisa e, portanto, igualmente seguras
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que, a partir da próxima segunda-feira (12), os munícipes que se agendarem para vacinação contra a Covid-19 e, no momento da aplicação da dose, se recusarem a receber o imunizante precisarão preencher um Termo de Recusa, no qual se responsabilizarão pelas suas decisões e possíveis consequências. Com isso, quem se recusar a receber a vacina, irá para o final da fila, ou seja, só poderá realizar o agendamento e receber a dose após o término da imunização de toda a população acima de 18 anos com a 1ª dose.
A medida tem como objetivo evitar a escolha de imunizantes pelo fabricante, já que todas as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado são aprovadas pela Anvisa e, portanto, igualmente seguras.
O munícipe deverá preencher o Termo de Recusa com seus dados pessoais, como nome, CPF, RG e endereço, além de assinar, declarando estar ciente da decisão. Dessa forma, seu CPF estará temporariamente bloqueado no sistema da Prefeitura para agendamento da vacinação (Siss Online). Um novo agendamento poderá ser realizado somente ao final da aplicação das doses em toda a população apta a receber o imunizante (maior de 18 anos).