Valinhos confirma mais uma morte e 46 novos casos de covid-19
O município foi classificado pelo Governo do Estado entre os 62 locais em estado de alerta para a covid-19 em São Paulo
Foto: Divulgação/PMV
A Secretaria da Saúde confirmou nesta quinta-feira (03) em Valinhos mais uma morte e 46 novos casos de covid-19. Com isso, a cidade tem agora 4.074 casos positivos e 179 óbitos causados pelo coronavírus.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade chegou a 59,4%.
O município foi classificado pelo Governo do Estado entre os 62 locais em estado de alerta para a covid-19 em São Paulo.
No começo da semana, Valinhos regrediu da Fase Verde para a Fase Amarela do Plano São Paulo. Com isso, as atividades de comércio e serviços voltaram a ter restrições, como redução da capacidade de receber clientes, limite máximo de 10 horas de abertura por dia e fechamento dos estabelecimentos até 22h. Os eventos com as pessoas em pé também voltaram a ser suspensos.
O óbito registrado é de um homem de 86 anos com histórico de doença cardiovascular, diabetes e hiperplasia prostática. Foi internado na UTI do Hospital Galileo no dia 27 de novembro e morreu no dia 01 de dezembro. Ele morava em Campinas (não munícipe).
Dos 179 casos de óbitos pela covid-19 confirmados na cidade, 115 eram moradores de Valinhos e 64 viviam em outros municípios.
Dos 46 novos casos confirmados de covid-19 nesta quinta-feira, 21 são moradores de Valinhos e 25 são moradores de outros municípios. No total, dos 4.074 casos já confirmados da doença, 2.830 são de moradores de Valinhos e 1.244 informaram que residem fora da cidade.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado). A divulgação dos dados, no entanto, discrimina quem são moradores e não moradores.
Os casos suspeitos subiram para 319 no município nesta quinta-feira. O número de mortes em investigação se manteve em dois. Há ainda 4.344 casos descartados.
Curados
A taxa de recuperação dos pacientes com resultado positivo para covid-19 em Valinhos subiu de 95% para 95,1% nesta quinta-feira. Das 4.074 pessoas que foram confirmadas com a doença desde o início da pandemia na cidade, 3.875 se recuperaram.