Valinhos confirma mais três mortes e dois novos casos de covid-19
A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pela Santa Casa é de 100% nesta quarta-feira, o que mostra a manutenção da tendência de agravamento do cenário da pandemia na cidade
A Secretaria da Saúde confirmou nesta quarta-feira (16) em Valinhos mais três mortes e dois novos casos de covid-19. Com isso, a cidade tem agora 4.313 casos positivos e 187 óbitos causados pelo coronavírus.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade chegou a 70% nos dois hospitais (Galileo e Santa Casa).
A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pela Santa Casa é de 100% nesta quarta-feira, o que mostra a manutenção da tendência de agravamento do cenário da pandemia na cidade. A oferta fixa de leitos no hospital é de 17 vagas, mas com demanda de 20 pacientes, foi necessário ampliar a capacidade para atender a todos.
Durante o pico da pandemia, a Santa Casa já chegou a receber 34 pacientes em sua UTI, que é sua capacidade máxima. A quantidade tinha sido reduzida devido à queda do número de casos. Vale ressaltar que naquele período o hospital tinha paralisado a realização de cirurgias eletivas, e que hoje essas cirurgias estão sendo realizadas.
O município foi classificado pelo Governo do Estado entre os 62 locais em estado de alerta para a covid-19 em São Paulo.
No final de novembro, Valinhos regrediu da Fase Verde para a Fase Amarela do Plano São Paulo. Com isso, as atividades de comércio e serviços voltaram a ter restrições, como redução da capacidade de receber clientes, limite máximo de 10 horas de abertura por dia e fechamento dos estabelecimentos até 22h. Os eventos com as pessoas em pé também voltaram a ser suspensos.
Os óbitos desta quarta-feira são de um homem de 65 anos sem histórico de doenças crônicas. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 04 de dezembro e morreu no dia 14 de dezembro. Ele morava em Valinhos.
Uma mulher de 73 anos com histórico de doença cardiovascular. Foi internada na UTI da Santa Casa no dia 22 de novembro e morreu no dia 13 de dezembro. Ela morava em Campinas.
Uma mulher de 48 anos com histórico de doença cardiovascular. Foi internada na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de novembro e morreu no dia 14 de dezembro. Ela morava em Campinas.
Dos 187 casos de óbitos pela covid-19 confirmados na cidade, 119 eram moradores de Valinhos e 68 viviam em outros municípios.
Dos dois novos casos confirmados de covid-19 nesta quarta-feira, um é morador de Valinhos e um é morador de outro município. No total, dos 4.313 casos já confirmados da doença, 2.985 são de moradores de Valinhos e 1.328 informaram que residem fora da cidade.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado). A divulgação dos dados, no entanto, discrimina quem são moradores e não moradores.
Os casos suspeitos subiram para 522 no município nesta quarta-feira. O número de mortes em investigação caiu para um. Há ainda 4.845 casos descartados.
Curados
A taxa de recuperação dos pacientes com resultado positivo para covid-19 em Valinhos caiu de 95,2% para 95,1% nesta quarta-feira. Das 4.313 pessoas que foram confirmadas com a doença desde o início da pandemia na cidade, 4.102 se recuperaram.
Óbitos desta quarta-feira
- Um homem de 65 anos sem histórico de doenças crônicas. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 04 de dezembro e morreu no dia 14 de dezembro. Ele morava em Valinhos.
- Uma mulher de 73 anos com histórico de doença cardiovascular. Foi internada na UTI da Santa Casa no dia 22 de novembro e morreu no dia 13 de dezembro. Ela morava em Campinas.
- Uma mulher de 48 anos com histórico de doença cardiovascular. Foi internada na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de novembro e morreu no dia 14 de dezembro. Ela morava em Campinas.