Valinhos confirma mais duas mortes
As duas mortes confirmadas pela doença nesta quarta-feira são de moradores da cidade, ambos do São Marcos
A Secretaria da Saúde confirmou nesta quarta-feira (24) em Valinhos mais duas mortes e 36 novos casos de covid-19. Com isso, chegou a 20 o total de mortes pela doença e a 602 o número de casos confirmados. Há ainda 8 mortes sob suspeita, com exames sendo analisados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Os números reforçam a manutenção da tendência de aceleração da curva de casos positivos desde o dia 31 de maio, quando eram 174 os casos confirmados. De lá para cá, em apenas 24 dias, foram 428 confirmações.
As duas mortes confirmadas pela doença nesta quarta-feira são de moradores da cidade, ambos do São Marcos. Eles não são da mesma família:
- Um homem de 70 anos com histórico de doença cardiovascular crônica e doença hepática crônica. Foi internado na UTU da Santa Casa dia 15 de junho e morreu no dia 16. Morador de Valinhos, bairro São Marcos.
- Uma mulher de 77 anos com histórico de doença cardiovascular e doença renal. Foi internada na UTI da Santa Casa no dia 17 de junho e morreu no dia 18. Moradora de Valinhos, bairro São Marcos.
Das 20 mortes confirmadas, 10 são moradores de Valinhos e 10 informaram domicílio em cidades da região. Entre os 36 novos casos confirmados desta quarta-feira, 21 são moradores de Valinhos e 15 são de outras cidades.
No total, dos 602 casos já confirmados da doença, 379 são de moradores de Valinhos e 223 informaram que residem em outros municípios.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado). A divulgação dos dados, no entanto, discrimina moradores e não moradores.
Os casos suspeitos agora são 225 no Município. O número de mortes suspeitas caiu de 10 para 8. Há ainda 346 casos descartados.
Leitos
A quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos caiu de 64 para 63 nesta quarta-feira, sendo que 35 estão em UTIs (28 na Santa Casa e 7 no Galileo), com quadros mais graves, e outros 28 em enfermarias (12 na Santa Casa e 16 no Galileo).
A taxa de ocupação das UTIs na cidade (atendimento SUS e privado) se manteve em 73%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal da Saúde. Dos 48 leitos disponíveis para covid (28 na Santa Casa e 20 no Galileo), 35 estão ocupados.
Na Santa Casa, no entanto, a ocupação atingiu mais uma vez 100% dos 28 leitos. A Santa Casa informa que dos 28 leitos de UTI para covid-19, 27 são leitos efetivos e 1 é de pronto-socorro, mas que pode receber pacientes de urgência enquanto aguarda a abertura de vaga na UTI.
Nesta semana, 4 novos leitos de apoio vão começar a funcionar na UPA de Valinhos, que recebeu no último sábado 2 respiradores do Governo do Estado para ampliar sua capacidade de atendimento. Hoje, a UPA não possui leitos de apoio para a UTI. Com isso, a cidade passará a ter 52 leitos de UTI destinados exclusivamente à covid-19. Esses 4 novos leitos serão usados como apoio para a Santa Casa. Pacientes serão destinados a eles quando não houver vagas no hospital.
Fique em casa
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.
Por determinação da Vigilância Sanitária, estabelecimentos de comércio e serviços voltam a fechar a partir desta terça-feira, numa tentativa de conter o avanço da doença. Apenas os serviços essenciais poderão abrir.