Valinhos confirma 17 novos casos de covid-19; total chega a 294
A taxa de ocupação das UTIs na cidade nesta quarta-feira se manteve em torno dos 70%
A Secretaria da Saúde confirmou mais 17 novos casos positivos de covid-19 em Valinhos nesta quarta-feira (10). Com isso, chega a 294 o total de notificações na cidade.
Dos 17 casos confirmados, 3 são moradores de Valinhos (1 da Chácaras Alpina e 2 no Jardim América) e 14 declararam domicílio em outras cidades. No total, dos 294 casos já confirmados da doença, 180 são de moradores de Valinhos e 114 informaram que residem em outros municípios.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado).
Os casos suspeitos se mantiveram em 230 no Município. O número de mortes suspeitas caiu para 4 com o resultado negativo de um 5 dos exames que esperavam resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz. Há ainda 285 casos descartados.
Internações
Valinhos tem neste momento 47 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) por coronavírus, sendo 27 em UTIs (17 na Santa Casa e 10 no Hospital Galileo) e outros 20 em enfermarias (9 na Santa Casa e 11 no Galileo).
A Santa Casa liberou nesta semana mais dois leitos para atendimento de covid-19. Com isso, passaram a ser 38 os leitos totais na cidade, sendo 18 na Santa Casa e 20 no Galileo.
A taxa de ocupação das UTIs na cidade nesta quarta-feira se manteve em torno dos 70%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal de Saúde. Dos 38 leitos disponíveis, 27 estão ocupados.
Fique em casa
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.