Valinhos confirma 13 novos casos de covid-19
Ao mesmo tempo, a quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos chegou a 52 pessoas, sendo que 31 estão em UTIs
A Secretaria da Saúde confirmou mais 13 novos casos positivos de covid-19 em Valinhos nesta segunda-feira (15). Com isso, chega a 321 o número de notificações positivas na cidade.
Ao mesmo tempo, a quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos chegou a 52 pessoas, sendo que 31 estão em UTIs (22 na Santa Casa e 9 no Galileo), com quadros mais graves, e outras 21 em enfermarias (8 na Santa Casa e 13 no Galileo).
Com o aumento na demanda, a Santa Casa formalizou nesta segunda-feira a liberação de mais 4 leitos de UTI exclusivos para a covid 19, chegando a um total de 22 leitos. Com isso, passaram a ser 42 os leitos totais na cidade, sendo 22 na Santa Casa e 20 no Galileo.
A taxa de ocupação das UTIs na cidade (atendimento SUS e privado) na sexta-feira (12) chegou a 79%, maior índice desde o começo da pandemia, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal da Saúde. Dos 42 leitos disponíveis, 33 estão ocupados. Porém, na Santa Casa, que atende pelo SUS, a ocupação se manteve em 100%.
Dos 13 novos casos confirmados, 7 são moradores de Valinhos nos seguintes bairros: São Marcos (3), Nova Palmares 1 (1), Centenário (1), Santa Cruz (1) e Bela Vista (1). Outros 6 declararam domicílio em outras cidades: Campinas (4), Hortolândia e Vinhedo (1). No total, dos 321 casos já confirmados da doença, 198 são de moradores de Valinhos e 123 informaram que residem em outros municípios.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado).
Os casos suspeitos agora são 217 no Município. O número de mortes suspeitas segue em 5. Todos esses casos esperam resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Há ainda 293 casos descartados.
Fique em casa
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.