Valeu Zumbi celebra em Itatiba o Dia Nacional da Consciência Negra
Uma extensa programação foi preparada com atrações desde às 10h, a partir de abertura e homenagens, até 19h30, com encerramento
Foto: Divulgação/PMI
O Parque Luís Latorre recebe na próxima segunda-feira o evento Valeu Zumbi em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. A data é feriado municipal desde 2007 e estadual a partir deste ano de 2023.
Uma extensa programação foi preparada com atrações desde às 10h, a partir de abertura e homenagens, até 19h30, com encerramento. A última atração tem início às 17h: Samba de Guadalajara, realização do Programa de Difusão - Circuito SP, da Amigos da Arte. Além de música, o evento terá dança, poesia, contação de história, exposições, oficinas, stands e barracas.
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, é correalizadora do Valeu Zumbi, ao lado do Clube Sete de Setembro e do Caenf - Centro de Artes e Educação Não-Formal em Itatiba. A produção é de Amigos da Arte e Tudo Vira CultSP, com realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Participam também dessa realização: Conselho de Igualdade Racial, Quilombo Brotas, Escola de Samba Águia Dourada e AfroVet.
A data e o Conselho
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. A data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e os desafios dos negros no país e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira.
A programação do Valeu Zumbi 2023 visa divulgar a herança cultural do negro, valorizar a contribuição na formação da sociedade brasileira e combater o preconceito. Itatiba tem tido um destaque com relação às ações dos movimentos das comunidades e coletivos negros. Uma delas é a reativação do Conselho de Igualdade Racial e a preparação para a Conferência de Igualdade Racial.