Vaga carimbada: Ferroviária volta para a Série B após três décadas
Locomotiva de Araraquara volta à Série B do Campeonato Brasileiro 30 anos depois da última participação
Foto: Carolina Borges/Ferroviária
Por Ag. Paulistão
A Ferroviária venceu o Ypiranga-RS, por 4 a 2, e conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva de Araraquara sobe de divisão pelo segundo ano seguido e volta a disputar a Série B depois de 30 anos.
Na última participação, em 1995, a Ferroviária foi quinta colocada do Grupo D, com nove pontos conquistados em dez jogos, e foi eliminada na primeira fase da competição. Naquela época a competição ainda não seguia o modelo de pontos corridos. No ano segunte, o time abriu mão da disputa por conta de problemas financeiros.
A campanha de 2024 foi marcante para o torcedor afeano. Ao longo de todo o torneio o time perdeu apenas três dos 25 jogos disputados, atingindo uma sequência invicta de 18 partidas na primeira fase, a maior na Era Moderna da Série C e que igualou uma marca do Sampaio Corrêa, de 1997.
No quadrangular, fechou o primeiro turno com sete pontos conquistados e teve a chance de subir em jogos fora de casa contra o Athletic-MG e Londrina-PR. As derrotas levaram a decisão para a Arena da Fonte, onde a qualidade do time de Araraquara prevaleceu para fechar a campanha em grande estilo com o 4 a 2 sobre o Ypiranga-RS.
Após conquistar o acesso em 2023, a Ferroviária sobre novamente em 2024, seguindo uma tendência de acessos do futebol paulista e trilhando o mesmo caminho de equipes como Botafogo, Ituano, Novorizontino e Mirassol, que também saíram rapidamente da Série D para a Série B nacional.