Vacinas contra gripe acabam no primeiro dia da campanha
Logo pela manhã, os postos de Saúde em Itatiba e Morungaba já não contavam mais com vacinas
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Teve início ontem, 23, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que atende, nesta primeira fase, idosos acima de 60 anos e profissionais de Saúde. A coordenadora da Central de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiba, Debora Diniz, falou com a reportagem da CRN sobre a falta de vacinas no primeiro dia da campanha.
“Nós já estávamos esperando que isso fosse acontecer. O número de idosos que seriam atendidos foi feito de acordo com o histórico dos anos anteriores, mas a procura está muito acima deste número, por conta do coronavírus. A orientação que a gente dá é que não irão faltar vacinas, vai ter para todo o mundo, só que a vacina chega em lotes e fracionada”. “Amanhã [hoje], vamos buscar mais doses. Ninguém precisa sair correndo, estaremos informando a população sobre a chegada de novos lotes”, ressaltou.
A Prefeitura de Itatiba ressalta que os idosos que forem de carro ao SUS não precisam descer do veículo para tomar a vacina. A Administração pede, ainda, que os mesmos estejam vestidos com camisetas sem manga ou manga curta, para facilitar a aplicação dentro do carro.
Itatiba
Itatiba recebeu no primeiro lote 4,2 mil doses de vacinas, o que foi suficiente apenas para vacinar os idosos no período da manhã. Segundo informações da Prefeitura, a procura foi intensa em todas as unidades de Saúde, principalmente no Drive Thru montado no SUS.
A previsão é que hoje, dia 24, um novo lote chegue para aplicações que serão feitas a partir das 8h de amanhã, dia 25, continuando também o Drive Thru, na rua Antônio Galvão de Camargo. Para melhor atendimento, é solicitado que o idoso esteja com a carterinha em mãos ou um documento com identidade, além de ir com camisa sem mangas. Os pacientes acamados e com dificuldades de deambulação, serão vacinados em domicílio mediante agendamento prévio, na unidade de Saúde mais próxima a sua residência ou pelo SUS, através do telefone: 4524-0934, com Angela ou Vivian.
Morungaba
Em Morungaba, de acordo com nota enviada ao JI pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o município recebeu 490 doses, sendo 120 destinados aos trabalhadores da Saúde e o restante às pessoas com 60 anos ou mais. “A vacinação começou hoje às 7h30, porém, as vacinas acabaram ainda pela manhã”, diz a nota.
Ainda, segundo a assessoria, o prefeito Marquinho de Oliveira informou que o Departamento Regional de Saúde está providenciando mais doses para atender à população.
Fases da campanha
A campanha será dividida em três fases. Na primeira, que teria início ontem, deverão ser vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de Saúde. Já a segunda fase começa no dia 14 de abril e atenderá professores, profissionais de forças de segurança, salvamento e portadores de doenças crônicas.
Na terceira e última fase, com data de início marcada para o dia 9 de maio, quando ocorre o Dia D da campanha, serão aplicadas doses em crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes; puérperas; adultos entre 55 e 59 anos.