Vacinação contra dengue será ampliada para crianças de 12 anos a partir desta sexta
Foto: Mari Carla Giro/PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, ampliará a partir desta sexta-feira, a vacinação contra a dengue, agora sendo oferecida para crianças de 12 anos. De acordo com o secretário da pasta, Renan Dias Irabi, estarão disponíveis horários a partir de segunda-feira até sábado, dia 20.
O agendamento deve ser feito online, a partir desta sexta, no site da Prefeitura no link: https://itatiba.sp.gov.br/como-agendar-a-vacinacao. É necessário informar CPF e data de nascimento completa da criança. No caso das que ainda não têm o documento, deve ser informado CPF dos pais ou responsáveis. Documentos e carteirinha de vacinação também devem ser apresentados na hora da aplicação.
O município já está vacinando crianças de 10 e 11 anos, e agora abre a agenda para as de 12. Gradativamente, serão abertos novos agendamentos para adolescentes até 14 anos – limite da idade para quem o Ministério da Saúde brasileiro destinou estas doses. A Secretaria recomenda que pais/ou responsáveis acompanhem pelo link as aberturas de novas agendas nos próximos dias.
A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança já sai com a data do retorno agendada pelo CAC, que fica na rua Quintino Bocaiúva, 404 – Centro, próximo à Praça da Bandeira.
ESTRATÉGIA
Iniciada quarta-feira em Itatiba, a vacinação contra a dengue irá imunizar crianças e jovens entre 10 e 14 anos. De acordo com nota técnica recebida pela Secretaria de Saúde itatibense, a escolha desse público é federal e diretrizes do Programa Nacional de Imunizações - PNI.
Essa estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina e público-alvo está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que diz ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento.
CASOS ATUALIZADOS
Os dados atualizados sobre casos da doença na cidade neste ano de 2024 são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, e podem ser acompanhados no portal estadual Dengue SP https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/
Até esta quinta, a cidade contabiliza 1.457 casos da doença desde janeiro. Há uma morte causada pela dengue e outras duas em investigação, aguardando resultados de exame do Instituto Adolfo Lutz.