Vacina injetável contra a polio é tema de reunião com Rotary de Itatiba
Foto: Tatiana R. Petti / PMI
A famosa gotinha contra a paralisia infantil foi abolida em todo o país no último dia 4, quando a poliomielite passou a ser combatida através de vacina injetável. A mudança na vacinação contra a pólio foi o tema central do encontro realizado na última sexta-feira (22/11), na Prefeitura de Itatiba, com o Rotary Club local, clube de serviços que mantém ação de incentivo contra a doença, o Pólio Plus - Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
Na ocasião, foi explicado à imprensa da cidade o que mudou na vacinação, a fim de que a informação chegue ao maior número de pessoas. Estiveram presentes o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a coordenadora da Atenção Primária e responsável técnica pela Central de Imunização, enfermeira Débora Rocha Diniz, bem como os rotarianos Amélio Vieira Neto (presidente) e Ednaldo Silva de Melo (past president), que reforçaram o apoio do clube ao município na divulgação e conscientização sobre a importância da vacinação.
O que muda
A vacina injetável não é nova; o que mudou foi a estratégia de vacinação. Essa mudança tem o objetivo de tornar o esquema vacinal contra a poliomielite mais seguro, seguindo recomendações internacionais. Na prática, a única mudança é que, após as doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, ao invés de novas duas doses de reforço (aos 15 meses 4 aos 4 anos), agora só será necessária uma nova dose de reforço, aos 15 meses.
Para receber a vacina, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem um documento de identificação da criança e a carteirinha de vacinação. A vacina pode ser aplicada em todas as 22 salas de vacinação da rede pública de Itatiba, distribuídas pelas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Uma novidade: após este período, também há a possibilidade de agendar aplicação em uma das Unidades Avançadas de Saúde-Clínicas da Família, que tem funcionamento até 22h, também de segunda a sexta-feira.
Parceria com Rotary
O Rotary International é conhecido mundialmente por sua campanha End Polio Now e o clube de Itatiba é parceiro na divulgação de informações para seguir incentivando os pais a vacinarem suas crianças, as protegendo dessa temida doença.
No Brasil, onde a poliomielite está erradicada desde 1994, ainda existe o risco de casos importados. Por isso, é fundamental manter altas taxas de cobertura vacinal e erradicar a doença. Atualmente, a transmissão endêmica continua no Afeganistão, na Nigéria e no Paquistão. A falta de sucesso em interromper a polio nessas áreas remanescentes pode resultar em até 200 mil novos casos a cada ano, dentro de 10 anos, no mundo.