Vacina contra dengue: agenda volta a abrir para oferecer doses de faltosos
Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, reabrirá nesta terça-feira o agendamento da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Essas doses que estão sendo oferecidas agora estavam originalmente reservadas em agendamentos anteriores, mas não tiveram comparecimento dos agendados. Assim, os faltosos passam a oportunidade para mais crianças e jovens.
A agenda será aberta a partir das 8 horas, online, no site da Prefeitura (https://itatiba.sp.gov.br/como-agendar-a-vacinacao) e terá horários para a quarta-feira (24/04), exclusivamente no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) - SUS, localizado no Jardim De Lucca.
“É mais uma chance para quem quer vacinar seu filho e não tinha conseguido antes. Enquanto o Ministério da Saúde não liberar novas quantidades, vamos remanejando o que recebemos no começo do mês, oferecidas com agendamento, mas que a pessoa não compareceu para tomar. Então, agora elas voltarão a ser oferecidas, novamente por meio de agendamento”, explica o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.
Centro de Contingência no Virgínia
O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) entra em sua terceira semana instalado no Jardim Virgínia, dentro do PSF Alfredo Vaz Pedroso (rua Eugênio Ulhano – 621). Nas duas primeiras semanas neste novo endereço, foram atendidas lá 1.189 pessoas. Desde que o Centro foi aberto, em fevereiro, já são 2.289 atendimentos.
Para quem está com sintomas ou suspeita de dengue, a Prefeitura de Itatiba segue disponibilizando o serviço, que é voltado a atender partir dos 12 anos até adultos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou seja, “das 7 às 7”. O local opera com 12 cadeiras de hidratação para quem precisa de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora sala de triagem e dois consultórios médicos.
Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue. Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral.
Casos atualizados
Itatiba contabiliza neste início de semana 2.567 casos confirmados de dengue, um óbito pela doença (de um homem de 75 anos) e está com duas mortes suspeitas em investigação, aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.