Vacina bivalente contra Covid começa a ser aplicada na terça (28/02) em Itatiba
Foto: Agência Brasil
A esperada quinta dose de vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada em Itatiba na próxima terça-feira a grupos prioritários, disponível em todos os postos de saúde do município. Será aplicada a vacina Pfizer Bivalente, que protege contra o vírus original e também contra a variante Ômicron e suas subvariantes.
A Secretaria de Saúde seguirá orientações do Ministério da Saúde, e, nesta primeira etapa, vacinará idosos a partir de 70 anos, moradores de asilo e quilombolas (Quilombo Brotas).
Pessoas imunocomprometidas agora têm nova base de idade em Itatiba: a quinta dose será aplicada àqueles que têm a partir dos 12 anos – até o momento só recebiam quinta dose os integrantes desse grupo com mais de 18 anos. É necessária comprovação da condição – seja por exames ou por laudos.
Segundo a coordenadora de vacinação municipal, Débora Diniz, as 4.716 doses recebidas nesta primeira remessa serão tanto para a quinta dose de reforço, quanto para os reforços das doses 3 e 4, caso ainda pessoas desses grupos prioritários não tenham tomado.
Além de pertencer a esses grupos, a pessoa precisa ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses, para estar apta a receber essa. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde.
EM FAMÍLIA
Quem está com vacinas atrasadas têm hoje uma ótima oportunidade para atualizar sua carteirinha de vacinação. A Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Saúde, promove neste sábado a segunda edição da Vacinação da Família, ação realizada no Centro de Atenção à Criança (CAC), que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 404, no Centro.
Com horário ampliado em relação à primeira edição, a vacinação estará disponível das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento. Serão aplicadas desde vacinas de rotina em bebês a partir dos dois meses até pessoas com mais de 60 anos.
Na primeira edição, em janeiro último, foram aplicadas 289 doses de vacinas para pessoas de idades variadas. Nesta, estão disponíveis vacinas liberadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), Uma das novidades do calendário vacinal é o imunizante da meningite C com idade ampliada; agora podem recebê-la jovens de 15 a 19 anos. Além das vacinas de rotina, também estarão disponíveis as vacinas contra Covid-19