Justiça cria plataforma para mediação entre plano de saúde e cliente
Uma plataforma digital do Tribunal de Justiça de São Paulo está oferecendo um serviço para tentativa de acordo entre plano de saúde e cliente. O programa poderá ser utilizado para os mais diversos casos como, coberturas e reajustes, por exemplo
Foto: Divulgação
Uma plataforma digital do Tribunal de Justiça de São Paulo está oferecendo um serviço para tentativa de acordo entre plano de saúde e cliente. O programa poderá ser utilizado para os mais diversos casos como, coberturas e reajustes, por exemplo.
Além disso, deve auxiliar na resolução de conflitos, antes de virarem processos na justiça.
O número de ações contra operadoras de saúde em Campinas, Sumaré e Indaiatuba cresceu nos últimos anos.
De janeiro a outubro, na metrópole, em 2020 eram 256 casos. Em três anos, o número saltou para 335, neste mesmo período.
A ausência de resposta ou a desaprovação são um dos principais fatores dos processos judiciais, é o que explica Maria Lúcia Pizzotti, desembargadora e coordenadora do Núcleo de Mediação do TJ-SP.
As tentativas de acordo do programa ‘Conciliando com a Saúde’ podem partir tanto das empresas como dos clientes. São válidas situações na fase pré-processual ou em que já haja processo em andamento.
A demanda será encaminhada e uma equipe agendará a sessão de conciliação virtual. E se houver acordo entre as partes, o caso terá validade judicial.
O formulário eletrônico fica disponível no site do TJ-SP. O solicitante insere informações como dados pessoais, relato dos fatos e o resumo do pedido.
* com informações da Rádio CBN Campinas