Uso da creatina no desenvolvimento da prática cognitiva
Estudo publicado em abril mostra o viés da saúde mental no uso da creatina
Foto: iStock/ RHJ
Na nutrição esportiva, poucos suplementos alcançaram a mesma popularidade e reconhecimento do que a creatina. Sua utilização generalizada nos dias de hoje é tema de diversos estudos entre atletas e também na área da saúde. A creatina é naturalmente presente no corpo humano e é encontrada em alimentos proteicos como carnes vermelhas e brancas.
Houve grande destaque na creatina como um dos suplementos mais fortes para melhorar o desempenho atlético, aumentar a força e promover a recuperação no momento pós-exercício. Apesar disso, há questões a serem dissertadas sobre seu uso adequado e qual o papel dela na saúde cognitiva.
É preciso que os indivíduos envolvidos em atividades físicas estejam cientes do seu uso correto e como fazer para obter os melhores resultados. Com seu uso adequado, é possível garantir ótimos resultados na academia e na mente.
O que é a creatina
Um dos compostos químicos mais famosos no mundo esportivo, a creatina pode ser encontrada no corpo humano, principalmente no cérebro e nos músculos. Por isso, ela possui uma importante função de manter a força nos músculos e ajudar no metabolismo cerebral.
É uma substância produzida pelo fígado que possui os seguintes componentes: glicina, metionina e arginina. Além disso, pode ser suplementada, como fazem muitos atletas.
O estudo
O estudo publicado na revista Scientific Reports afirma que o uso da creatina, em uma dose única alta, ajuda a capacidade de processamento do cérebro e a memória de curto prazo dos indivíduos.
O estudo foi realizado em relação à privação de sono, que afeta a memória e o processamento cognitivo das pessoas. A creatina, segundo a pesquisa, tem o poder de neutralizar alterações metabólicas causadas pela falta de sono.
A influência da creatina
Entre os benefícios do suplemento, estão: aumento da massa muscular, recuperação do músculo após o exercício, prevenção de doenças crônicas e auxílio na atividade cerebral.
Sendo utilizada corretamente, é um bom suplemento para ajudar na prática de atividades físicas e ainda promove uma melhora no corpo fisicamente.
A creatina monohidratada é a opção mais escolhida entre os esportistas para esses fins, e é amplamente discutida no meio acadêmico sobre seus benefícios.
Consumo adequado
É importante tomar cuidado na automedicação com a creatina. O recomendado é seguir os conselhos do profissional de saúde para evitar riscos ao corpo e ao próprio desenvolvimento físico e cognitivo.
A creatina pode exercer um importante papel no desempenho do corpo e da mente, mas seu uso precisa de responsabilidade.