USF promove evento para comemorar dia de São Francisco de Assis e 45 anos da universidade
Durante o evento, houve homenagens a diversos profissionais da USF
Foto: Divulgação/ USF
No último dia 4, a Universidade São Francisco (USF) promoveu dois eventos para comemorar o dia de seu patrono, São Francisco de Assis, e os 45 anos da universidade. À tarde, foi realizada uma homenagem aos colaboradores. À noite, foi celebrada missa em solenidade ao dia de São Francisco de Assis pelos freis Vitorio Mazzuco Filho, Thiago Alexandre Hayakawa e Alvaci Mendes da Luz.
O reitor da Universidade, frei Gilberto, destacou a trajetória da USF nesses 45 anos. “A USF trouxe um impacto inestimável para o desenvolvimento regional em todos os campos do conhecimento, com destaque para a saúde. Comunhão de todas essas forças construtivas, os dirigentes, professores, funcionários e, sobretudo, os estudantes. É por isso que a missão franciscana pertence a todos. A obra propriamente dita pertence ao tempo. A obra é dinâmica, ela só existe enquanto nós estamos atuando, se ela deve pertencer a alguém, que seja para a sociedade, a quem ela serve, razão de sua natureza filantrópica. A USF precisa estar em constante transformação para manter e cumprir sua velha missão: educar para a paz e o bem”.
Homenagem
Durante o evento, foram homenageados os seguintes profissionais: professora Claudette Maria Medeiros Vendramini (45 anos de USF), professor Antonio Carlos Botta de Assis (41 anos de USF), Maria de Fátima Liza Gallo (35 anos de USF), professor Eduardo José Gava (34 anos de USF), Rosemeire Santanna (33 anos de USF), Luis Sothe (30 anos de USF) e Cristiane de Carvalho Rosa da Conceição (14 anos de USF).
Para a professora Claudette, uma das homenageadas, foi emocionante relembrar sua trajetória junto à universidade: “Há 45 anos, quando as Faculdades Franciscanas se transformavam na Universidade São Francisco, eu iniciava a minha trajetória profissional na universidade. Desde então, aprendi a admirar esta casa, onde passei a maior parte da minha vida, mais tempo até que em minha própria casa. Na USF, se formaram muitos dos meus sobrinhos, genro e filha, todos exercendo, atualmente, com sucesso, a profissão que escolheram e para a qual foram muito bem formados, inspirados pela visão franciscana da paz e do bem”, afirmou a docente.
Ao fim da homenagem aos colaboradores, frei Thiago afirmou que “a história da USF é a história de muitos sujeitos, os que trabalham e se dedicam a oferecer um ensino de qualidade. A USF cada vez mais chega a lugares distantes, com a implantação do nosso projeto de educação a distância. Nesse sentido, o convite dessa tarde é que cada um de nós faça esse exercício de pensar na sua trajetória pessoal”.
O evento contou com a presença do diretor presidente da CNSP-ASF e vice-reitor, frei Thiago Alexandre Hayakawa; diretor vice-presidente, frei Vitorio Mazzuco Filho; reitor frei Gilberto Gonçalves Garcia; pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral; administrador dos câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva; diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; diretor do Câmpus Campinas - Unidades Swift e Cambuí, professor Geraldo Peres Caixeta; diretor de Câmpus Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva.