USF Itatiba: Clínica Veterinária atenderá animais de pequeno e grande porte
O espaço conta com infraestrutura e tecnologia de ponta para o atendimento clínico de animais de pequeno e grande porte
Foto: Márcio Egidio/JI
Da Redação
A Universidade São Francisco (USF) inaugurou na noite da última segunda-feira, dia 28, as instalações da Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba.
Com cerca de mil m², o espaço conta com infraestrutura e tecnologia de ponta para o atendimento clínico de animais de pequeno e grande porte, além de ser um centro de diagnóstico para atender aos tutores e médicos veterinários parceiros, oferecendo desde análises clínicas de rotina até testes mais complexos como de biologia molecular (PCR) e histopatologia, os quais representam um grande diferencial.
“A Clínica representa nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica. Os alunos têm um ambiente prático e real. Estamos abrindo portas para tratamentos e protocolos que beneficiam a saúde animal e também humana”, ressaltou a coordenadora do Curso.
Para o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, que esteve presente durante a solenidade de inauguração, o novo espaço contribuirá para a cidade e reforça a parceria histórica da USF com o poder público. “Ver pronto para ser utilizado é motivo de orgulho para Itatiba, cidade privilegiada por ter um espaço como esse. Agradecer a parceria que a Universidade tem com o município, sempre uma história de parceria”, comenta Thomás.
Atendimento na Clínica
Todo o atendimento será realizado pelos médicos veterinários da Clínica, que contam com ampla experiência nas respectivas áreas de atuação, acompanhados pelos estudantes do Curso. Assim, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar cenários de consultas clínicas, análises laboratoriais, exames de imagem (ultrassom e raio X), cirurgias e atendimentos a animais de pequeno e grande porte, além de selvagens e exóticos.
Nesta primeira fase do programa de atendimento, a VETUSF desenvolverá as atividades voltadas para as rotinas de estágio curricular do Curso de Medicina Veterinária. Em breve, há planos de expansão do atendimento, uma vez que a clínica conta com amplos recursos de diagnóstico. “Na perceptiva franciscana, é fundamental a dimensão de fraternidade, que expressa o desejo de Francisco de Assis em construir em fraternidade com seus irmãos e irmãs. Assim, o projeto da nossa Clínica Veterinária que foi discutido para chegar ao melhor projeto”, disse o vice-reitor, Frei Thiago.
Presenças
A abertura contou com a presença do reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia; além da participação do diretor-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, vice-reitor e coordenador do Núcleo de Extensão Universitária, Frei Thiago Alexandre Hayakawa; diretor geral da Mantenedora e do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos; do pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel Moura Cabral; do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti; diretora Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; diretor do Câmpus Campinas, professor Paulo Silveira; o coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco Filho. A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Cristina Freitas Nunes; assessor da Coordenação do Curso, Tony Picoli; e a gestora da Clínica VET USF, Ana Maria Rita Moraes Nardi.
Também presente o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira; e os secretários: de Meio Ambiente e Agricultura, Alberto Hiroshi Bando; de Saúde, Renan Dias Irabi; Governo, Jackeline Roberta Boava; Jurídico, Antônio Carvalho; e Coordenador de Gabinete e Assuntos Estratégicos, Gustavo Consenza. “Se não houver uma integração com os diferentes setores da sociedade, nada disso teria a importância que tem, além do ensino e aprendizagem. A Universidade só tem sentido se estiver integrada com a sociedade. Por isso que destaco o que pode ser feito na pesquisa, na extensão e no ensino serão importantes para nossos estudantes e para a região”, declarou o Reitor da USF.
Os participantes da cerimônia tiveram a oportunidade de visitar os espaços e conhecer toda a infraestrutura. “O Patrono dessa instituição inovou quando teve uma sensibilidade ecológica. A USF oferece uma resposta concreta ao seu carisma franciscano, que a move diariamente”, explicou o diretor do Câmpus, professor Renato Pezenti.