Unicamp abre licitação para comprar radar meteorológico
Foto: Divulgação/Cepagri
A Unicamp abriu uma licitação para comprar o radar meteorológico capaz de prever eventos climáticos extremos na Região Metropolitana de Campinas.
O equipamento vai ser comprado por meio de um acordo com a Agemcamp, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, que vai desembolsar R$ 3 milhões, e a própria universidade, que vai pagar outros R$ 3 milhões.
As operações vão ser feitas pelo Cepagri.
A publicação do edital foi feita no Diário Oficial do Estado, e o pregão presencial sobre o radar vai acontecer no dia 9 de março no auditório da Unicamp, em Campinas.
Hoje, o radar mais próximo fica em São Roque, na região de Sorocaba, na base da Força Aérea Brasileira.
A primeira discussão sobre a compra do equipamento aconteceu após a microexplosão, em junho de 2016, quando ventos acima de 100km/h deixaram um rastro de destruição aqui na cidade.
Hoje, as previsões do tempo são realizadas a partir de modelos numéricos para dias, enquanto as estações meteorológicas fazem monitoramento.
Já os radares oferecem dados imediatos sobre horas seguintes, ou até mesmo minutos, dependendo da configuração.
O futuro radar vai permitir um sistema de avisos e alertas com alta resolução espacial e temporal e será uma força auxiliar na formulação das políticas de prevenção e enfrentamento a eventos extremos.
A ideia é fornecer dados para a Defesa Civil e também para pesquisas desenvolvidas pela universidade sobre o clima, agricultura e recursos hídricos.
* com informações da Rádio CBN Campinas