Uma boa pasta – para comer e para escovar os dentes
Por Tati Petti
Explico o título: na Itália, usa-se a expressão pasta para se referir ao macarrão, que tem diversas formas e preparos e, aí sim, ganha outros nomes para diferenciá-las. Então, uma boa pedida para comer é uma boa pasta!
Depois de saborear qualquer prato, nosso dever como pessoa saudável que cuida e zela do próprio corpo é escovar os dentes, certo? E para isso, além da escova de dentes, fazemos uso de uma boa pasta, como é usualmente chamado o creme dental.
Agora ficou mais fácil de concordar com o título desta matéria, não é mesmo? Ele foi criado porque nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, é o Dia do Macarrão e também o Dia da Saúde Bucal. Então, vamos abordar os dois temas hoje. Vamos começar pela pasta di mangiare (para comer, em italiano).
MACARRÃO
Já falamos aqui de alguns pratos clássicos de macarrão e suas origens. Hoje o apresentado será o Spaghetti Carbonara, uma das mais famosas receitas que leva carne de porco defumada (bacon ou pancetta em cubos), ovos e queijo parmesão ou pecorino.
Originário da região de Abruzzo, próxima ao Mar Adriático, o Spaghetti Carbonara tem esse nome porque seria o prato de carvoeiros, quem faz, transporta, ou vende carvão. A Adria, marca de massas, conta que, segundo a história, eles saíam para o trabalho levando uma massa longa ainda crua, um pedaço de carne defumada de porco e queijo maturado, do tipo pecorino.
Na hora do almoço, faziam o prato em uma única panela e adicionavam ovos de aves selvagens que encontravam nos campos. O resultado é esta receita que atravessa gerações. Legal, né?
CORTES VARIADOS
Macarrão não precisa ser sempre igual. Pode variar o molho, o tempero, o acompanhamento e o corte. Veja alguns aqui:
-Spaghetti: uma das massas mais tradicionais, pede molhos mais líquidos e leves, com ingredientes bem picados ou à base de azeite.
-Spaghettini e Spaghettoni: primos do Spaghetti e a diferença está na espessura - Spaghettini é mais fino e Spaghettoni mais largo.
-Gnocchi: em formato de concha, para “abraçar” o molho cremoso.
-Penne: massa curta com um furo no meio, ideal para molhos à base de queijo.
-Tortiglione: formato cilíndrico, maior que o penne.
-Fusilli: é o “parafuso”.
-Bucatini: parece um Spaghetti com um furo no meio.
-Bavette: parece um Spaghetti, mas é achatado, parecendo uma fita.
-Farfalle: significa borboletas em italiano e tem este formato, também chamado de gravatinha
SAÚDE BUCAL
Chegou a hora de escovar os dentes e pode ser uma rotina prazerosa, pensando no bem que estamos fazendo ao nosso corpo, mantendo-o limpinho e tendo aquele mesmo bem-estar que sentimos depois de um bom banho.
Na hora de escovar, você já coloca a pasta na escova sozinho? Fica aqui um alerta: cuidado com a quantidade. Isso porque se for muuuita pasta, pode ter fluorose – é uma doença que afeta os dentes em desenvolvimento por causa do excesso de flúor contido no gel. O alerta é do dentista Rodrigo Samuka, da Associação Brasileira do Cirurgião Dentista.
Outra observação é a troca da escova. Com o uso, as cerdas vão ficando gastas e é preciso fazer a troca para que a escovação seja sempre boa. A recomendação é de fazer a cada três meses – o mesmo tempo das estações. Por isso, aqui em casa, a troca das escovas é de acordo com a chegada das estações. Fizemos a troca no início da Primavera e a próxima será quando começar o Verão. E na sua, quando será?