Uma ave curiosa chamada avestruz
Por GB Edições
Enquanto vai arrancando plantinhas, a enorme ave não deixa escapar quase nada. Devora folhas, raízes, insetos, pequenos répteis e roedores. Perto do meio-dia, já está saciada de tanta comida e vai beber água; ela ingere quase oito litros de uma só vez.
Não é muita água para um bicho que bebe uma vez por dia e que habita em regiões tão quentes como as campinas e os desertos africanos. E também não é muita comida, quando estamos falando da avestruz, uma ave de 2,5 metros de altura e aproximadamente 150 quilos de peso. A avestruz tem fama de comilão, principalmente se vive em cativeiro. Quando domesticada, é preciso ter muito cuidado com o local onde ela vive porque a avestruz come tudo que encontra, principalmente se for colorido e reluzente; ela adora moedas, botões, tampinhas de garrafas e joias. Não é difícil ela bicar uma orelha humana quando se sente atraída pelos brincos.
Uma verdade triste é que a ave desapareceu em certos lugares por causa da ganância de caçadores que a abateram sistematicamente por causa de sua carne, penas, pele (com a qual se fabrica bolsas, calçados e acessórios) e ovos. Atualmente, a avestruz é protegida pela lei e sua caça proibida. É permitida a criação da avestruz em cativeiro, de modo sustentável, com a finalidade de abate e comércio como citado anteriormente. A carne e o ovo de avestruz são considerados finas iguarias. Lembrando, mais uma vez, que a caça da ave em seu habitat natural é proibida.
VOCÊ SABIA?
A avestruz é considerada a maior espécie viva de ave. É originária da África e não voa, apesar de atingir cerca de 60 quilômetros por hora quando corre. O seu principal alimento é pequenos animais, tais como roedores e pequenos répteis. Ela é conhecida por seu apetite voraz por isso a expressão “estômago de avestruz” quando humoristicamente nos referimos a alguém que gosta de comer bastante. E tem outro hábito curioso da avestruz, quando a ave sente-se ameaçada, ela corre velozmente e deita-se, esticando bem o pescoço rente ao chão a fim de disfarçar a sua altura.
Quando nasce, o filhote da ave tem o tamanho de um frango e são vigiados bem de perto por seus pais que, juntos, afugentam ferozmente os predadores.
Devido à velocidade que consegue empreender, já foi tentado promover corridas de avestruz, no entanto a ave não se presta a montaria porque é indócil e dispara em qualquer direção. Vale dizer que tal prática pode causar sofrimento ao bichinho e por isso deve ser combatida.
Cada ovo de avestruz pesa em média 1,5 quilos, sendo que o seu conteúdo equivale a uma dúzia de ovos de galinha. As cascas dos ovos são bem resistentes e se prestam a confecção de peças artesanais e utilitárias. É comum decorar as cascas com pinturas em óleo ou com técnicas de decoupage.