Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

O mês de abril tem grandes marcas dentro da história de Itatiba e do próprio Jornal de Itatiba. Foi exatamente no dia 2 de abril de 1995, que promovemos a 1ª. Prova de Fraldinhas JI, idealizada pelo jornalista Mané Massaretti, pelo Prof. Osmar Luís Zanatta (Saudoso) e pelo Prof. Juninho Parodi. Destaque-se porém, que ela foi uma continuidade da 1ª. Prova Pedestre Mirim JI, disputada pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1977, promovida pelo Jornal de Itatiba.
Estamos focando também a 20ª. Festa do Caqui e Cia., que foi realizada pela primeira vez, nos dias 11/12 de abril do ano de 2003. E aí é que entra a importância do JI, não só como o “contador e o registrador da História de Itatiba”, com um dos acontecimentos mais trágicos do País, que foi a chegada da Covid-19, em fevereiro de 2020. Portanto a Festa do Caqui está em sua 20ª. edição, iniciada em abril de 2003.
E por que esse destaque? Porque estamos em plena Festa do Caqui, que ficou sem ser realizada, justamente pelo Coronavírus, que matou mais de 750 mil brasileiros, quase 400 itatibenses e cerca de 50 morungabenses. Estão nessa coluna Relembrando, fotos e manchetes dos dois importantes fatos.
Publicação do Jornal de Itatiba, destacando a 1ª. Festa do Caqui e Cia., datada de 11/12 de abril de 2003, que foi realizada na Praça da Bandeira - administração do prefeito José R. Fumach- e que seria paralisada devido à Covid-19 no ano de 2019. (Foto e dados de arquivo do JI)
Sequência do histórico e da chegada do Coronavírus em março do ano 2000, e ainda a triste notícia de 7 de abril, com a manchete do JI: “anunciando a primeira morte de uma mulher que estava internada em Campinas” - confirmada pelo prefeito Douglas Pinheiro. (Foto e dados de arquivo do JI)
Manchete do dia 20 de abril de 2003, focando a 4ª. realização do “Vacinaço no Parque Luís Latorre”, já no governo do prefeito Thomas Capeletto. (Foto e dados de arquivo do JI)
Passemos ao mês de abril de 1995, e a promoção do Jornal de Itatiba, da 1ª. Prova de Fraldinhas JI, com largadas nas proximidades do Ginásio de Esportes, e a inscrição de mais de 700 atletas. (Foto da manchete do JI)
As melhores classificadas na corrida de 200 metros feminino (1995), que foi vencida por Maria Isabela do Pequeno Príncipe, seguiram-se: Elaine Cristina Lima do Komeço, Franciane R. França, Caroline Dutra e Joice de Souza, (Foto e dados de arquivo JI)
Largada da corrida de 1.000 metros masculino, próxima à sede da Apami (1995), vencida por Danilo Gonzaga de Sousa, do Jaraguá de São Paulo. O primeiro itatibense classificado, em 3º. lugar foi Júlio César Santos (Komeço). A corrida de 1.000 metros feminina teve como vencedora Luciana Belgine (SEEC). (Foto e dados de arquivo JI
Em 9 de abril de 1995, XIX Prova Pedestre JI, foi vencida por Uilia Pires dos Santos (da cidade mineira de Sete Lagoas) no adulto masculino e Leoni Justino dos Santos (da cidade de Santos) no feminino. Foram mais de 1.600 inscritos de 63 cidades, e de 4 Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul). Destaque para Isabel Boldo (Empresa Massaretti/ SEEC), que foi medalha de prata na corrida feminina de 16 anos, vencida por Jerusa dos Santos de Jaboticabal. A revista especializada “Contra Relógio”, destacou que a Prova Pedestre JI, estava entre as melhores e mais bem organizadas do País. (Foto e dados de arquivo JI.)
Mesmo promovendo a Fraldinhas, ainda em 15 de abril de 2003, o Jornal de Itatiba realizou, com o comando da equipe do Prof. Osmar Zanatta, IX Prova Pedestre JI/USF/Bertoni&Boza para as categorias; Juvenil (masc. e fem.) Adulto (masc. e fem.), e Veteranos (masc. e fem.). (Foto e dados de arquivo JI)