Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

No mês de março existem muitas comemorações em se reportando a Itatiba, entre as quais o aniversário do Rotary Club, que, fundado em 5 de março de 1954, e que acaba de completar 71 anos. Para marcar a data, no próximo dia 11 irá apresentar o Projeto de Revitalização da APAMI - Convívio Social, instituição que tem o apoio incondicional rotariano, que conta 52 anos de atividades, fundada no ano de 1972, um ano antes do JI.
Por isso fomos buscar algumas fotos para que se relembre do seu histórico, assim como do Rotary. Publicamos mais algumas fotografias antigas, todas pertencentes ao arquivo do Jornal de Itatiba. À essas juntamos mais algumas que buscamos em nosso acervo para que os leitores do JI, lembrem-se da Feira-Livre da Campos Sales, da antiga entrada da Santa Casa, da Praça Guadalajara, do Bar do Miúdo, e até de vereadores eu faziam parte da Câmara Municipal de Itatiba, na década de 1980.
Membros do Rotary comemorando aniversário no restaurante do Grêmio C.R.I. na década de 70. Estão na foto: Gilberto Firmo, José de Almeida, Juarez Ciampalini, Eduardo Anicetto, Gentil de Souza Coelho, Otalibe Pellizer, Alcebiades Stefani, Ivan Nunes Simões, Etore Calvi e Helio Joly. (Foto e dados de arquivo JI)
Rotarianos reunidos com os antigos “guardinhas mirins” da APAMI, em sua sede. Entre os presentes: Toninho Cogni, Vicente Parizotto, Alcebiades Stefani e Gentil Tescarolo. (Foto e dados de arquivo JI)
Rotary Club comemorando com vereadores o 120º aniversário de Itatiba em novembro de 1977, no restaurante do Grêmio. Vemos na foto da E/D: Eduardo Anicetto (presidente do Rotary), governador do Rotary, Mané Massaretti (presidente da Câmara Municipal), Norberto Carride (diretor da edilidade) e Anésio Fassina Filho (secretário da Câmara). (Foto e dados de arquivo JI)
Sessão de posse na Câmara Municipal, no antigo prédio onde hoje está instalada a agência dos Correios, na Rua Florêncio Pupo, dos vereadores e do prefeito José Mauricio de Camargo, em janeiro de 1983. Da E/D: vereadores: Seike Inoe, Genésio Canal, João Barbosa, Mané Massaretti, Osmildo Tescarollo, Ailton Alvarez, Aldo Carra, José R. Fumachi, Waldenir Gilli e Dra. Lia de Araújo Marchi. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia noturna da década de 1970, da Praça Guadalajara, que posteriormente receberia o nome de Paulo Pires da Silveira. Nos detalhes; ao fundo o Fórum Dr. Armando Rodrigues e o calçamento da Barão de Itapema, em paralelepípedo. (Foto e dados de arquivo JI)
Feira-Livre das quintas-feiras, que funcionava na Rua Campos Sales, datada de fevereiro de 1983, e que depois seria transferida de local. (Foto e dados de arquivo JI)
Entrada principal da Santa Casa de Misericórdia, pela Avenida Saudade, na década de 1970. No detalhe; à esquerda existia um atendimento do hospital, que foi construído pelo Rotary Club, em forma de uma Rosa Denteada, que posteriormente seria demolido. (Foto e dados de arquivo JI)
Por muitos anos funcionou na Praça da Bandeira - fazendo parte da Rua Florêncio Pupo, defronte à sede do Grêmio CRI - o Bar e Restaurante do Miúdo, que era o point da sociedade itatibense, na década de 1990. A fotografia é da parte interna e o garçom é Mané Piteira. (Foto e dados de arquivo JI)