Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Aqui estamos nós com a Coluna Relembrando, para que os leitores do JI, principalmente os mais jovens, e também os neomoradores de Itatiba, e sabemos, que são milhares, para que possam conhecer um pouco de acontecimentos, localidades e construções, que foram se transformando ao longo do tempo, como a vista parcial do Centro, escola tradicionalíssima e o Carnaval, como estamos focando hoje.
O centro mudou muito, assim como os mais variados pontos da cidade, no que se concerne à construção de torres residenciais e comerciais, que foram se expandindo por todos os pontos do município e não somente na área central.
Confirma-se essa situação, haja vista as edificações existentes esparramadas por toda a cidade, que contam com uma massificação de prédios. Consta que seriam de pelo menos 130 no total, que estão até no Bairro da Ponte, mas também próximas ao Afonso Zupardo, Jardim das Nações, Bairro do Engenho, Santa Cruz, Jardim Ester, na Virgínio Belgine (Rei de Ouro), além dos predinhos do Beija-Flor, Portal Itá e Pedro Costa.
Os erguimentos de torres residenciais tiveram seu início na década de 1970, com o Edifício Brasul na Rangel Pestana, esquina de Francisco Glicério e o Condomínio Santa Rosa, na Rua Quintino Bocaiuva - antigo Cine Santa Rosa. Também o Nações, no início da Rua Francisco Glicério. Na fotografia antiga, dá pra se notar os dois prédios, inclusive com o Santa Rosa ainda em construção. (Foto e dados de arquivo do JI)
Nessa fotografia da década de 1980, além do Santa Rosa e o Brasul, já aparecem o Edifício Massaretti, na esquina de Rangel Pestana com Francisco Glicério, o Santa Maria (comercial) na Quintino Bocaiúva e, bem ao fundo o Edifício São Pedro na Praça da Bandeira. (Foto e dados de arquivo do JI)
Desfile do Bloco Acadêmicos Demônios da Benjamin, na Praça da Bandeira, abrindo tradicionalmente o Carnaval, em uma sexta-feira na década de 90. No detalhe à direita, o Bar Belém. (Foto e dados de arquivo do JI)
Também na Praça da Bandeira, junto ao “Coreto João Maggi”, garotada dançando ao som da Banda Santa Cecília, numa das noites de Carnaval na Praça. (Foto e dados de arquivo do JI)
Parte lateral da entrada da ETEC “Rosa Perrone Scavone”, que fica na Rua João dos Santos Rangel, na confluência com a Rua José de Paula Andrade, na década de 90. (Foto e dados de arquivo do JI)
Na fotografia recente o mesmo ângulo da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Rosa Perrone Scavone”, que a partir desse mês terá novo diretor, o Prof. Alex Paulo Rosa, que substitui ao Prof. Cristiano de Oliveira, que irá assumir o cargo de Diretor da ETEC “Vasco A. Venchiarutti”, em Jundiaí. (Foto e dados do JI)
Prédio que abrigou o Supermercado Itatiba, situado na esquina da Av. Marechal Deodoro, com a Av. Expedicionários Brasileiros, na década de 70, que posteriormente seria transferido para a Rua Domingos Pretti, com futura aquisição pela Rede de Supermercados Covabra. (Foto e dados de arquivo do JI)
O último comércio a atender no pavilhão da Marechal Deodoro, foi o PetCamp - transferido para a Rua Campos Sales - que foi demolido para a passagem de nova Avenida Marginal. No local também funcionou por muitos anos a Agência da Mercedes Benz, de propriedade da família Consoline. (Foto e dados do JI)