Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
O foco da coluna “Relembrando” do Jornal de Itatiba, é justamente o de buscar fatos e notícias, que o itatibense de hoje desconhece, não só os jovens como os neomoradores, evidentemente, aqueles que estão chegando e se interessam pela cidade em que escolheram para residir, e também para se integrar junto à comunidade itatibense.
Trazemos hoje uma notícia ligada ao futebol, com a realização de um campeonato de futebol, que acabou sendo denominado de “Mundialzinho”. Tudo isso aconteceu em junho de 1981, graças à iniciativa do prefeito Roberto Arantes Lanhoso, que conseguiu o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, que tinha o comando do vice-governador José Maria Marin.
Temos ainda outras recordações que o leitor vai conhecer, como dos nossos carnavais, rei momos e rainha e inclusive como eram os “programas” distribuídos pela cidade, colocados nos bares, armazéns, lojas e restaurantes.
Fac-símile da 1ª. página do JI, de 5 de julho de 1981, do Torneio Internacional Juvenil, que seria chamado de “Mundialzinho”, pelas participações de seleções juniores, do Canadá, Suécia, Finlândia e Brasil. A Nigéria estava também para se fazer presente e era aguardada, para se juntar ao Guarani de Campinas (time de Juniores) e Itatiba B, que contou como técnico Bruno Leonetti, que escalou: Kiko, Nolinho, Tavinho, Gerson e Gipi. Biri, Leonetti (Aikes, que foi o autor do gol contra a Suécia, que terminou em 1x0) e Mico. Didi, Pereirinha e Fernandinho
Na final, o Guarani venceu ao Itatiba B por 3x1, empatando em pontos ganhos, mas o Bugre ficou com o título pelo saldo de gols. Formaram no time do Brasil, que teve João Vadô como técnico: Bortolossi, Pereira, Ademir, Polico e Serginho. Pedrão, Ivan e Eduardo. Cicico, Zé Antonio e Daíco. Entraram ainda: Anderson, Cebola, Paulinho e Tonhão. Foram homenageados antes das partidas: Paulo Costa Jr. (duas medalhas de ouro e uma de bronze nos Jogos Regionais, e Claudete Gama, uma medalha de bronze)
No ano de 1977, Itatiba teve do Reis Momos imperando no carnaval itatibense, o mais antigo, José Coletti e o jovem Geraldo Barbosa Vadô. Na foto de 24 de fevereiro de 1977, vemos da E/D: Rosa Cioffi (da Comissão de Carnaval), Geraldo Vadô, Rosana Molina, Rainha do Carnaval de Itatiba, Valdemar Corcelli, presidente da Comissão Municipal de Carnaval, e o decano, Zé Coletti. (Foto e dados de arquivo do JI)
Baile de Carnaval na sede do São João F.C, no ano de 1991, em que se pode notar o grande número de foliões que estava prestigiando o alviverde da Rua Santo Antônio. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Programa do II Campeonato Itatibense de Truco, promovido pelo Jornal de Itatiba, com apoio de Tescarollo Materiais para Construções, do ano de 1988, oferecendo premiações sensacionais, com troféus, medalhas e dinheiro. O campeonato que tinha como presidente da Comissão Organizadora, o saudoso Prof. Osmar Luís Zanata, e como Coordenador, Mané Massaretti, chegou até a sua 25ª, edição, quando os organizadores resolveram paralisar as atividades no ano de 2011. (Foto e dados de arquivo do JI)
Programa da tradicional Festa em louvor a Santo Antônio, na capela do Mombuca, nos dias 17 e 18 de agosto de 1996, que pertencia à paróquia de N. Senhora de Fátima, que tinha como pároco, o Pe. Eli Antonio Dentello. À época era realizada Romaria Pedestre que saia de Fátima, às 7h30. A Empresa Massaretti colocava ônibus para a volta dos que participassem da romaria. (Foto e dados de arquivo do JI)