Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
A primeira fotografia do Relembrando, mostra um “pequeno jornaleiro” - infelizmente não identificado - que fazia parte do quadro de entregadores de jornais do JI, na década de 70. O enfoque, é porque neste dia 15 de dezembro, é o Dia do Jornaleiro, uma profissão que acabou por ser extinta, porque hoje são os “motoboys” que fazem as entregas dos exemplares, das edições impressas, que se tornaram mais raras.
Também nas fotografias que fomos buscar lá no fundo baú, focamos a Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia), praticamente “pelada”, com a reforma feita, e no ângulo recente como foi aumentado o verde. Na Rua Jorge Tibiriçá, trabalho de consertos dos paralelepípedos, na esquina da Rua Piza e Almeida.
Uma fotografia antológica do artista desconhecido, pintando o “casarão” da Família Borella, onde está implantada a segunda unidade do Supermercado Santo Antônio, do empresário Chiquinho Penteado. Na outra foto, rua interna do Mercado Municipal “Dona Lica”.
Fotografia do “Pequeno Jornaleiro”, que fazia parte do quadro de entregadores do Jornal de Itatiba, na década de 1980, em que eles, chegaram numa época, à ser 45 entregadores, pois o JI, contava quase 4 mil assinantes, entre Itatiba e Morungaba. (Fotografia e dados de arquivo do JI)
Na década de 1980, dobradores e entregadores, na gráfica, dobrando os exemplares para efetivar as entregas, normalmente depois das 6h. Quem tomava conta do setor era o Sr. José Fernandes. No detalhe duas impressoras Solna 125, que pertenciam à Editora Itatiba. (Foto e dados de arquivo do JI)
Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia), sendo reformada na década de 80, com a construção dos sanitários, lanchonete e parque infantil. No detalhe ao fundo, o campo do Itatiba E.C., já sem a arquibancada que fora demolida. (Fotografia de arquivo do JI)
A mesma Praça José Bonifácio em fotografia recentíssima, com muito verde em seu jardim, praticamente cobrindo toda área. (Foto JI)
Rua Jorge Tibiriçá, esquina de Piza e Almeida, com consertos dos paralelepípedos. Na fotografia da década do final de 80, Argentil Gonçalves, chefe de obras da Prefeitura, ao lado do Posto Shell. Ao fundo, a igreja de Nossa Senhora do Rosário e dos Pretos, e a placa da Loja Elite. (Foto de arquivo do JI)
O mesmo local em foto recente com algumas diferenças, tendo ao lado esquerdo (encoberto) o Edifício San Paolo, e ao fundo, ao lado da igreja do Rosário, a torre da Jofege. (Foto JI)
Fotografia do “casarão” da família de Carlos Borella, tendo em primeiro plano um pintor em seu trabalho - infelizmente não identificado - e ao fundo as áreas do Jardim México e Jardim Vitória, sem nenhuma casa construída. No local hoje está instalado o Supermercado Santo Antônio, justamente na Rua João Vicino. (Foto de arquivo do JI)
Principal rua interna do Mercado Municipal “Dona Lica”, em fotografia de 12 de maio de 2009, quando os bares e lanchonetes ainda funcionavam na área central. (Fotografia de arquivo JI)