Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
A intenção da coluna “Relembrando”, é a de mostrar com fotografias e dados, a Itatiba de antigamente, para que, não só os leitores mais jovens, mas também às pessoas que procedem das mais variadas cidades, inclusive de fora do Estado de São Paulo, para que fiquempor dentro da “Princesa da Colina”.
A maioria das fotos são do próprio Jornal de Itatiba - que tem mais de meio século de circulação - e hoje uma delas é do acervo de Foto Parodi, lembrando, que o saudoso Adriano Giaretta Parodi, foi sócio fundador do JI, juntamente com Amâncio Catalano e Mané Massaretti, em dezembro de 1973.
Destaque para a torre do “Edifício Santa Rosa” e a outra, do prédio que abrigou, talvez o primeiro hotel de Itatiba. Também fotografia política da década de 80, com visita do candidato a governador de São Paulo, Antônio Ermirio, ao JI.
Obras do Edifício Santa Rosa, na Rua Quintino Bocaiuva, esquina da Praça XV de Novembro, iniciada provavelmente no ano de 1974, ao lado do então prédio da Prefeitura Municipal, na edificação da sua sexta laje. (Foto e dados de arquivo do JI)
Cine Santa Rosa, da década de 1960, que depois serviu para se instalar ali a primeira fábrica de móveis coloniais de Itatiba, do empresário José Chadad, e que foi demolido, para que no local fosse erguido, pela Construtora Andrade, o Edifício Santa Rosa. (Foto e dados de arquivo do JI)
Foto recentíssima do imponente prédio residencial “Edifício Santa Rosa”, hoje ao lado do Paço Municipal “Prefeito Roberto Arantes Lanhoso”, na Praça XV de Novembro. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Campanha para a eleição a governador do Estado de São Paulo, com visita do candidato Antônio Ermírio de Moraes, à sede do Jornal de Itatiba, à Rua Camilo Pires, 372, sendo recepcionado pelo seu diretor, jornalista Mané Massaretti, pelo repórter Paulo Ziminiani, Dr. Sebastião Rodrigues, presidente do PTB e Roberto Penteado, presidente do PFL. (Foto e dados de arquivo do JI)
Antônio Ermírio de Moraes na redação do JI, sendo entrevistado por Paulo Ziminiani. Estão na foto; o jornalista Mané Massaretti, Dr. Sebastião Rodrigues e Roberto Penteado, 34 garotinho, não identificado. A eleição de 15 de novembro de 1986, foi vencida por Orestes Quércia (PMDB), Antônio Ermírio (PTB) ficou na 2a. colocação, Paulo Maluf (PDS), foi o 3º. Eduardo Suplicy (PT), o 4º. e Teotônio Simões (PH) o quinto. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia da década de 50, do Colina Hotel, na esquina da Rua Quintino Bocaiúva, com a Camilo Pires, que deve ter sido o primeiro hotel de categoria de Itatiba, e que nos últimos anos foi tocado pela Família Pinto Ozório. (Foto do acervo da Família Parodi, dados do JI)
Depois que o Bradesco adquiriu o INCO (Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina) - no final da década de 60 - cuja agência era estabelecida na Rua Camilo Pires, 372 - local que foi sede do JI por várias décadas - o presidente do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, que tinha fazenda lá pelas bandas de Tapera Grande, e era um grande amigo de Itatiba, após a incorporação do INCO e a compra do prédio do hotel, determinou que ali fosse construída à época, a agência bancária mais moderna da rede Bradesco, do Brasil. (Foto e dados de arquivo do JI)