Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
A coluna Relembrando foi buscar no acervo fotográfico do Jornal de Itatiba, algumas imagens, para que o leitor - e eleitor - recorde um pouco dos velhos tempos das votações com a cédula de papel, e os santinhos que eram jogados nas portas das escolas, para mostrar que seus candidatos estavam fortes.
Porém, isso servia para formar um grande lixão, que aliás, pode-se esperar para este domingo também, com as tentativas de impressionar os eleitores, em que continuará na mesma, pois que de nada irá adiantar, à não ser criar um problema para a coleta do lixo, e deixar as ruas adjacentes às escolas, que abrigarão as seções eleitorais, totalmente sujas dos “santinhos”.
A fotografia da Rua Rangel Pestana, na subida - ou descida - do “Grupão”, mostra a sujeira dos “santinhos do pau oco”, perigosos, até para alguém escorregar e cair. Entre as pessoas, que estão subindo, os itatibenses mais antigos irão, conhecer; Armando Carra e Júlio Karam. (Foto e dados de arquivo do JI, da década 70)
Fotografia das chamadas “cabines indevassáveis”, para que o leitor, pudesse votar sossegadamente, escrevendo o número ou o nome dos seus candidatos. Às vezes até “mensagens”. (Foto de arquivo do JI, da década de 80)
Mesa encarregada da contagem dos votos em cédula de papel de 15 novembro de 1976, no Ginásio de Esportes José Boava, entre os quais: Elcio Marcondes, Carlos Busca e Édio Martins. Eleição a prefeito vencida por Roberto Lanhoso, que contava como vice-prefeito Sebastião Mantovani. (Foto e dados de arquivo do JI)
Apuração de votos da eleição de 15 de novembro de 1982. Juiz eleitoral, Dr. Rovilson Cleber Sprovieri. Na Mesa. Eduardo Anicetto e Édio Martins. Em pé José Maria Sólido, e Antenor Fontana (presidente do PDS). Eleição a prefeito vencida por José Mauricio de Camargo (MDB), que tinha como vice-prefeito, Tico Penteado. (Foto e dados de arquivo do JI)
No ano de 1982, no dia 15 de novembro, a eleição foi, pela ordem; para: governador, senador, prefeito, deputado federal, deputado estadual e vereador, com votação em cédula de papel, que vemos na fotografia. Trabalharam na apuração, que durou três dias, cerca de 60 pessoas. (Foto e dados de arquivo do JI)
Cédula de papel utilizada na eleição de 15 de novembro de 1978, para votar para senador, deputado federal e estadual. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Fotografia na redação do JI, com a visita do candidato a governador, João Dória (PSDB), de 27 de agosto de 2018. Vemos da E/D: Prof. Júlio do Vadu (vereador morungabense), Edmir Chedid (deputado estadual) - hoje candidato a prefeito de Bragança Paulista - João Dória, Marquinho de Oliveira (prefeito de Morungaba), Guilherme Campos (deputado federal) e Thomas Capeletto (vereador). Mais atrás o jornalista Aloisio Mathias. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia da 15ª. secção eleitoral no Chico Peroba, na eleição de novembro de 2020, que elegeu Thomas Capeletto a prefeito de Itatiba, com Mauro Delforno de vice. (Foto e dados de arquivo do JI)