Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Entrando no mês de setembro são várias as comemorações e os acontecimentos, que a coluna Relembrando irá fazer questão de relembrar, de passagens marcadas, em Itatiba e também em Jarinu, com procissões, desfiles e romarias.
No dia 7 de setembro, portanto no sábado que vem, deveremos ter as comemorações do Dia da Pátria, com desfile Tiro de Guerra e de estabelecimentos de ensino. Pelo menos é o que acontecia nos anos passados, mas, como estamos em época de eleições municipais, que as autoridades, que são candidatas, não podem participar de nenhum ato, seja, cívico, esportivo ou religioso, pode ser que as comemorações em louvor à Independência do Brasil, possam ficar determinadas apenas para os setores internos das escolas.
No dia 8, que cai num domingo, a festa religiosa será em louvor à Padroeira de Itatiba, Nossa Senhora do Belém, neste ano inclusive com shows especiais programados para a Praça da Bandeira, defronte à Basílica do Belém. No dia 15 de setembro, acontece a 40a. Romaria de Pedestres de Itatiba a Jarinu, realizada pela primeira vez no ano de 1982.
Chegada da procissão da Padroeira, Nossa Senhora do Belém, à igreja matriz - hoje Basílica Menor - tendo à frente o Cônego Assis Gandolfo, padre não identificado, mais atrás o Cônego Anatólio Brasil Pompeu (depois passaria a Monsenhor), o Bispo Diocesano, Dom Antônio Pedro Misiara, e a Corporação Musical Santa Cecília, que tinha como Maestro João Maggi. (Fotografia da década de 80, com dados de arquivo do JI)
Procissão da Padroeira, com andor carregado por atiradores do Tiro de Guerra, e acompanhados pelos Irmãos do Santíssimo, com passagem pela Rua Benjamin Constant. (Fotografia da década de 90, com dados de arquivo do JI)
Fanfarra do Tiro de Guerra, 02-070, que era comandado pelo sargentos; Deusdedith e Moreira, desfilando no 7 de Setembro de 1958, passando ao lado da igreja mátriz na Praça da Bandeira. Entre os componentes: Mané Massaretti, Toninho Medeiros, Olivar Sanfins, Cesar Rossi, Gildo Dutra, Toninho Cogni, Otávio Busca, Geraldo Elias, Walter Evangelista, Rubens Bassetto, Tito Milanêz e Zezinho Lupi, entre outros. (Foto tirada por Adriano Parodi e de arquivo pessoal)
Época da votação por cédulas, com reunião da Junta Apurada, da eleição municipal de 15 de novembro de 1976, reunida no Ginásio Municipal de Esportes. (Foto e dados de arquivo JI)
Desfile de 7 de setembro de 1977, de alunas de escolas da cidade, desfilando na Praça da Bandeira, totalmente tomada pelo público, acomodado nas calçadas. Detalhe: lado direito, a placa do Bar Belém. (Foto e dados de arquivo do JI)
Exibição da FAMEB (Fanfarra Manoel Euclides de Britto), se exibindo defronte ao coreto da Praça da Bandeira, no Dia da Pátria de 1978. O maestro regente era Marcos
Vedovello. (Foto e dados de arquivo do JI)
Missa sendo celebrada pelo Pe. Jacob Conti, na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Jarinu, assistida pelos participantes da 2ª. Romaria de Pedestres de Itatiba a Jarinu, realizada em setembro de 1983. (Foto e dados de arquivo do JI)
Eleições de outubro do ano 2000, no Chico Peroba, com eleitora votando, já em urna eletrônica. Ao fundo os membros da Mesa. (Foto dados de arquivo do Jornal de Itatiba)