Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Talvez não sejam muitos os leitores do Jornal de Itatiba, que tenham conhecimento de que Itatiba esteve participando do programa campeão de audiência, à época, o “Cidade X Cidade”, de Silvio Santos, o primeiro deles datado de 20 de junho de 1969, no embate com Itapira, da qual nosso município foi o vencedor. O locutor que nos representou foi o radialista da Rádio Progresso, Mané Massaretti (Mané Roberto), que apresentava o Jornal do Meio Dia, juntamente com o jornalista Amâncio Catalano, além de outros programas da emissora
Posteriormente, a direção do programa, convidou novamente Itatiba para participar do Cidade X Cidade, em 8 de dezembro de 1977, desta feita para enfrentar Barretos. O locutor-apresentador foi o saudoso radialista Osmar Dalcin, e a vitória pertenceu aos barretenses, apesar da excelente apresentação dos vários quadros, inclusive um que Itatiba, relembrava o fato da cidade ter abolido a Escravatura, em 29 de Abril de 1888, antes da Lei Aurea, de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.
Na apresentação dos cantores, no primeiro programa foi Benê Moretto e no segundo Carlos Oliver Bufallo. Destaques: Os Frenéticos e As Frenéticas, o ciclista, Djalma de Oliveira, o nadador Edson Barroca, Lucidio Sanfins e seu Fordinho 29, e Carlitos.
À época o JI ainda não existia, na cidade circulavam os jornais “A Tribuna” e o “Progresso de Itatiba”, e as transmissões radiofônicas eram da Rádio Progresso - que depois seria Rádio das Nações, do Grupo Pabreu, e a partir de 1994, Central de Rádio e Notícias (CRN), coirmã do JI.
No início do programa “Cidade X Cidade”, Silvio Santos apresentando os dois locutores; de Itapira, Benedito Leite e de Itatiba, Mané Massaretti, na noite de 4 de junho de 1969, no auditório da TV Tupi no Sumaré. (Fotografia tirada por Adriano Parodi, e dados de arquivo do JI)
Dona Ivone Vanicore Consoline, esposa de Ticão Consoline, representou Itatiba, como a Mais Elegante, disputando com uma Itapirense, sendo aplaudidíssima, ficando com o cetro de a Mais Elegante. (Foto Parodi, e dados de arquivo do JI)
Professor Pedro Riva, que se apresentava nos jogos da S.E. Palmeiras, no Estádio do Pacaembu e Parque Antártica, como “Periquito”, que era uma novidade, ao contrário de hoje, que a maioria dos “mascotes” dos times, e contratada. Pedro levou junto os diretores do Verdão, “Fefé” e “Mestre” e também alguns jogadores profissionais. (Foto Parodi e dados de arquivo do JI)
Apresentação espetacular de lindas garotas da sociedade itatibense, que desfilaram com trajes futuristas (era 1969), contrastando com alguns jovens, “fantasiados de escravos”, lembrando que Itatiba libertou os seus escravos antes da Lei Aurea, da Princesa Isabel, em 29 de abril de 1888. (Foto e dados do Jornal de Itatiba)
Primeira página do Jornal de Itatiba, do dia 6 de dezembro de 1977, No. 503 - terça-feira - com ampla reportagem sobre a participação de Itatiba, no programa Cidade X Cidade” do Silvio Santos. E a manchete “Itatiba Caiu de Pé”, perdendo por dois pontos para Barretos (16x18), mas com uma exibição de alto nível. (Foto e dados de arquivo do JI)
Os locutores de Itatiba, Osmar Dalcin e o de Barretos, juntos a Silvio Santos, o juiz Osvaldo Lima Silva (FPF), o cobrador de pênalti de Itatiba, Mosquinha e o goleiro Belo, e os jogadores barretenses. (Foto e dados de arquivo do JI)
Belíssima apresentação do quadro da Câmara Municipal de Itatiba de 1888, tendo Goteira (Luís Antônio Hercules) na Presidência, Aloysio Boava, em pé, e os “vereadores”, Nalin, Candotta, Batistinha e João Barbosa. Entre os escravos, Tofe, Maurinho e Zé Luís. O ensaiador foi Roberto Mecca. (Foto e dados de arquivo do JI)
Ao final do programa, Cidade X Cidade, o prefeito Roberto Lanhoso, tendo ao lado Osmar Dalcin, e ao fundo o vereador Zé Capeletto, fazendo entrega de lembranças de Itatiba a Silvio Santos. (Foto e dados de arquivo do JI)