Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
O Jornal de Itatiba começou a circular em 2 de dezembro de 1973, e desde então tem publicado, não só os fatos, notícias e acontecimentos de Itatiba, como de Morungaba, da RMC e do Brasil. E com isso evidentemente, tendo em seu acervo, fotografias às mais variadas que contam muito de nossa história.
Hoje o leitor poderá conhecer muita coisa, sobre a Câmara Municipal, a Biquinha, APAE, Empresa Massaretti, Itatiba E.C., e sobre nossas vias públicas de antigamente, boa parte delas totalmente revitalizadas, como a principal rua de comércio no centro, que é a Francisco Glicério.
Lembrando que são fotografias que temos em nossas coleções, desde o No. 1, com um total aproximado de 30 milhões delas, boa parte em “pebê” (preto e branco).
Prédio da Câmara Municipal em construção, no mês de maio de 2005. A edilidade itatibense funcionou desde seu início, até o ano de 1972, anexa à Prefeitura Municipal - hoje Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso - depois passando para a Rua Florêncio Pupo - hoje prédio dos Correios - e dali, no ano de 2007, transferida para onde está até hoje, à Rua Benedicto Guerreiro Constantino, No. 100. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia da “Biquinha”, na Praça Angela Fontana Giaretta, tirada na década de 70, totalmente diferenciada dos dias de hoje, Em tempo: O secretário de Obras da Prefeitura, eng. Adilson Franco Penteado, em entrevista ao programa “Debate” da CRN, disse que a revitalização da praça está nos projetos do prefeito Thomas. (Foto e dados de arquivo do JI)
Entrega de ônibus da Empresa Massaretti, doado à APAE - conforme faixa de agradecimento à Família afixada no coletivo - no ano de 1992. Estão na foto; a presidente da APAE, Profa. Neide Carvalho Santo Silva, os diretores da entidade: José Chadad, Itamar Grilo, Helio Belgine entre outros e os representantes da empresa: Mané Massaretti, Alfredo Ordine e Geraldo Bufallo. (Foto e dados de arquivo do JI)
Verão da década de 1980, e as piscinas do Itatiba E,C, totalmente tomadas pelos banhistas associados do clube. Detalhe: as criancinhas, hoje todas adultas frequentando as delícias das piscinas. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Rua Francisco Glicério, no trecho entre a Rangel Pestana e a Aguiar Pupo, na década de 1970. Detalhes: os carros da época, o charreteiro passando tranquilamente pelo centro, o calçamento de paralelepípedos e algumas placas do comércio: Eletro Rádio Santo Antônio e Farmácia Muniz. (Foto e dados de arquivo do JI)
Início da descida da Rua Campos Sales, para os que procediam da Rua Santo Antônio. O calçamento era em “paralelos” e o fusquinha da década de 70. Campos Sales onde eram realizadas as feiras das quintas-feiras. Hoje simplesmente impossível de ser realizada, devido ao seu intenso movimento de veículos. (Foto e dados de arquivo do JI)