Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Essa coluna com publicações de fotografias antigas, é justamente para que os leitores do JI, possam saber como era a cidade, quais os seus acontecimentos, e até shows de artistas famosos, como estamos inserindo hoje.
Mas temos também que contar sobre o JI, da época em que os exemplares eram entregues pelos nossos “pequenos jornaleiros”, muitos que até hoje se orgulham de ter feito parte do nosso time. Meninos que levantavam de madrugada, e que ao chegar na gráfica, ainda sonolentos, despertavam pelo bom café da manhã que lhes era oferecido.
As enchentes na Baixada do Ribeirão Jacaré sempre foram problemas, e que acabavam atingindo nossas principais indústrias que estavam estabelecida na região, como a Pabreu, Fabril Scavone, Brasileira de Fósforos, Têxtil Duomo e Têxtil Scavone. Também temos fotografia da Rua Santo Antônio, de uma época do piso em terra, e que hoje se transformou numa das mais movimentadas da cidade.
Início da construção do Edifício Santa Rosa, na década de 70, que foi erguido, onde outrora, por muitos anos, funcionou o Cine Santa Rosa. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia tirada ontem à tarde do belo prédio do Santa Rosa, que fica ao lado do Paço Municipal “Prefeito Roberto Arantes Lanhoso”, que abriga cerca de duas dezenas de famílias. (Foto e dados do JI)
Nossa cidade sempre recebeu grandes artistas, e essa fotografia da década de 1980, é no Ginásio de Esportes “”José Boava”, com show do cantor Sergio Reis, que superlotou aquela praça esportiva. (Foto e dados de arquivo do JI)
Equipe de “pequenos jornaleiros”, que tinham o comando do “Seu Olívio de Oliveira”, que sabia lidar como poucos com a garotada. Na fotografia - defronte à sede do Jornal de Itatiba, na Rua Camilo Pires - estão 26 “entregadores”, mas nós chegamos a ter 45, que percorriam as ruas do centro e dos bairros da cidade, entregando exemplares para mais de 4 mil assinantes. (Foto de arquivo da década de 80)
Com as enchentes na “Baixada do Jacaré”, as águas invadiam as fábricas instaladas na região, causando enormes prejuízos. Essa fotografa foi tirada no interior da Pabreu, atingindo o setor dos teares. À época, quem comandava a importante indústria do setor têxtil, era o Senador Paulo Abreu, que depois passaria o comando a seu filho, Dr. Paulo Abreu Jr. Hoje, a fábrica está desativada, mas mesmo assim, pode estar sujeita à invasão das águas do ribeirão, se tivermos chuvas em excesso, pois o local onde o antigo prédio está, é altamente propicio à enchentes. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia da década de 70, da Rua Santo Antônio, no sentido bairro-centro, na “Baixada do Piva”, pode onde passa um córrego, procedente do Jardim Vitória. A porteira do lado direito, era do sitio do Sr. Angelim Rampasso, que posteriormente foi transformado em loteamento. Do lado esquerdo, subindo, a área era da Família Borella. (Foto e dados do JI)