Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
O assunto predominante em todo o Brasil, é sem dúvida a tragédia que se abalou o Rio Grande do Sul, com as enchentes que invadiram a capital Porto Alegre, e mais de 400 municípios do Estado, causando prejuízos de bilhões de reais, além da morte de 110 pessoas e com mais de 132 ainda desparecidas.
Procurando por fotografias no acervo do Jornal de Itatiba, sacamos duas fotografias, uma da década de 1980 e outra de 2016, essa que foi a que causou os maiores estragos em toda à cidade, derrubando pontes, muros e invadindo fábricas, lojas e casas residenciais.
Como estamos no mês de maio, também estamos nos relembrando dos festejos e das procissões do Divino Espirito Santo da paróquia de Nossa Senhora do Belém, e, faltando, pouco mais de cinco meses para as eleições municipais, também focando a política, com fotos antigas.
As enchentes de março de 2016, deixaram tristes marcas para os itatibenses, principalmente para a Baixada do Ribeirão Jacaré. A fotografia de 11 de março de 2016, mostra a esquina da Rua Luís Scavone, na confluência com a Avenida 29 de Abril, defronte ao Mercadão, totalmente tomada pelas águas do Ribeirão Jacaré. (Foto e dados de arquivo do JI)
Essa fotografia é um pouco mais antiga, da década de 80, e a Avenida Senador Lacerda Franco, na esquina de Aristides Lobo, invadida pelas águas. (Foto e dados de arquivo do JI)
Procissão do Divino Espírito Santo, no mês de maio de 1991, descendo a Rua Tobias Franco, para virar na Rua Benjamin Constant - que estava totalmente enfeitada pelos moradores - tendo à frente o Imperador e a Imperatriz, carregando a coroa do Rei (ou da Rainha), seguindo uma tradição de Portugal. (Foto e dados de arquivo do JI)
Irmãos do Santíssimo Sacramento, retirando o andor do Divino Espírito Santo, das proximidades do altar-mor, para participar da procissão, na década de 1970. (Foto e dados de arquivo do JI)
Juiz Eleitoral da 58ª. Zona Eleitoral, de Itatiba, Dr. Luís Antônio Alves Torrano, entregando o diploma ao vice-prefeito eleito, Genésio Canal, em novembro de 1996. O prefeito eleito foi Adilson Franco Penteado. (Foto e dados de arquivo do JI)
Vereadores em visita ao Jornal de Itatiba, recebidos pelo seu diretor, jornalista Mané Massaretti. Da E/D: Hiroshi Bando, José Roberto Feitosa, Evair Piovesana, Roselvira Passini, Flávio Monte, Thomas Capeletto e Leila Bedani. (Fotografia e dados do JI de novembro de 2019)