Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Um jornal que tem mais de meio século de existência, assim como pessoas dessa idade, ou mais, têm muitas histórias pra contar. E quando estas ainda tem a memória da fotografia, por certo valem muito mais, e, é por isso que temos a coluna Relembrando, para que os leitores do JI, possam se recordar de acontecimentos e fatos que foram realizados na cidade.
Isso pode ser sim, para as pessoas de mais idade, muitas delas que vivenciaram essas situações, e os mais novos, entre os quais os neomoradores do município, que podem ficar sabendo de situações de relevâncias, geradas à trinta ou quarenta anos, ou mais, que estão sendo apreciados, por fotografias do acervo do Jornal de Itatiba, que tem uma validade enorme, inclusive para consultas, ou até para comprovações de dúvidas de datas, do que aconteceu a várias décadas.
Destaques para se lembrar de como começou a igreja, o monumento, e as demais construções do Alto de Fátima, que fazem parte de um conglomerado, como dito pelo Padre Tiago, de Religião (a igreja), Educação (o prédio que abrigou a Escola do Sesi, e anteriormente a Escola Técnica de Comércio Municipal de Itatiba), e hoje é a creche Irene Fumachi. O terceiro prédio é para o lazer dos paroquianos.
Fotografia da década de 80, tendo à frente o monumento à Nossa Senhora do Rosário de Fatima e os três pastorinhos, e ao fundo a igreja em seu estilo antigo. (Foto e dados de arquivo do JI)
Festejos da padroeira na década de 1980, com a chegada do andor da procissão, carregado pelo vereador Abílio Monte, Minutti, Antônio e Rodolfo Zupardo (mais atrás). (Foto e dados de arquivo do JI)
Posse do prefeito Roberto Arantes Lanhoso e do vice-prefeito Sebastião Mantovani, no antigo prédio da Câmara Municipal, no dia 1. de fevereiro de 1977, perante José Wilson Capeletto, o vereador mais votado, que era o presidente da edilidade. Posteriormente foi realizada votação para se eleger a Mesa da Câmara, ficando a presidência com o vereador Mané Massaretti, a vice, com Antenor Fontana, 1º. secretário, Anésio Fassina Filho e 2º. secretário, Abílio Monte. Todos pertencentes à Arena. Vemos na foto também ao fundo; Norberto Carride, diretor da Câmara Municipal e Aloisio Matias da Rádio Progresso. (Foto e dados de arquivo do JI)
Exibição de acrobacias de pilotos especializados e veículos adaptados, na Praça da Bandeira, na década de 1970. Detalhe: ao fundo o prédio do Edifício Santa Rosa em construção, do lado esquerdo a sede do Grêmio e do lado direito a residência da Família Lanhoso, que posteriormente seria o Bar e Restaurante Casarão, do “Miúdo”. (Foto e dados de arquivo do JI)
Construção da ponte sobre o Ribeirão Jacaré, na Avenida Marechal Deodoro, entregue ao tráfego no ano de 1977. Detalhe: do lado direito em primeiro plano a agência Ford, de Rossi&Rossi, ao fundo o Edifício Nações em construção, do lado esquerdo, a agência Comave (Chevrolet) e na esquina da Avenida Expedicionários Brasileiros a Mercedes Benz, da Família Consoline. (Foto e dados de arquivo do JI)
O mesmo local nos dias de hoje, ponte na Avenida Marechal Deodoro, em fotografia recentíssima. No detalhe, ao fundo parte do Edifício José Carbonari. (Foto Jornal de Itatiba)