Um pouco da história de Itatiba contada em fotos
Mais uma vez estivemos “escarafunchando” os arquivos do Jornal de Itatiba, para que pudéssemos publicar fotografias, em que nossos leitores, talvez, ou desconheçam, ou mesmo nem tenham ideias, de como elas foram tiradas, como a de um presidente dos Estados Unidos, que em viagem ao Brasil, fez questão de jogar uma partida de golfe, em um campo localizado em propriedade da Família Malzoni.
Os cervejeiros por certo irão de lembrar de algumas marcas da “loira”, que fizeram sucesso e que hoje, algumas delas, nem são mais comercializadas. A Praça da Bandeira, assim como o seu jardim, foram por várias vezes remodeladas, assim como hoje, focamos a pavimentação do entorno da praça.
Quem passa pela Rodovia Luciano Consoline, nota o desenvolvimento da área do lado direito, com o Parque Linear “Antônio Fattori” e o loteamento Central Park, praticamente tomado por casas residenciais e comerciais. E quem for ao Cemitério Municipal, por certo vai notar que pouco restou para a construção de novos túmulos. Muitos moradores do Jardim Harmonia, sequer irão se lembrar de quando foram iniciadas as obras da construção das casas residenciais do núcleo, inaugurado em 22 de setembro de 1978, pelo presidente Ernesto Geisel.
Passando pelo Brasil no ano de 2001, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, fez questão de visitar a Fazenda Santapazienza - em nosso município, lá pelas bandas da Fazenda Ypê - jogando uma partida de golfe no campo da propriedade de Paulo Malzoni (amigo de Clinton) e Paulo Malzoni Filho, o único campo da América do Sul no ranking Top 100 Golf Coupers. Hoje a Família Malzoni, projetou para a área do Santapazienza, um Condomínio de Classe AAA, que já está sendo comercializado. (Foto de arquivo pessoal, repassada ao JI)
Marcas de cervejas que eram as preferidas dos cervejeiros, na década de 1980: Kaiser (fábrica em Jacarei), Skol (Cervejaria Rio Claro), Brahma (Agudos), Antarctica (Ribeirão Preto) e Schincariol (Itu). Nas demais, a Brahma de Agudos, e a Antarctica de Ribeirão Preto, eram as preferidas, mas depois que passaram a ser da Ambev, a produção foi para vários lugares, inclusive Jaguariúna. (Foto de arquivo do JI)
Obras de pavimentação das ruas em torno da Praça da Bandeira, na década de 1980. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Fotografia recente, praticamente do mesmo ângulo da Praça da Bandeira, no cruzamento da Rua Quintino Bocaiuva, que contou com obras de remodelação da Prefeitura Municipal - com serviços prestados pela empresa itatibense Jofege. (Foto JI)
Loteamento Central Park, junto à Avenida Luciano Consoline, em fotografia de maio de 2008, com as obras de terraplenagem. (Foto de arquivo JI)
Essa fotografia é de 2015, com início das obras do Parque Linear “Antônio Fattori” (empresa itatibense Ordine), tendo ao fundo o Central Park, já com seus lotes praticamente tomados pelas construções. (Foto de arquivo do JI)
Cemitério Municipal, em fotografia de 1988, cuja área aos fundos do Velório Municipal, ainda tinha espaço para construção de novos túmulos. (Foto de arquivo do Jornal de Itatiba)
Início das obras de construção das casas residenciais do Jardim Harmonia, junto à Rua Santo Antônio, em fins do ano de 1976. A inauguração do núcleo aconteceu em 22 de setembro de 1978, que contou não só com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel, mas também com a do governador Paulo Egydio, que foram saudados pelo prefeito Roberto Lanhoso. O ato foi prestigiado por dezenas de prefeitos e vereadores de toda a região e por milhares de itatibenses. (Foto de arquivo JI)